Gestores apoiam plano de desenvolvimento do Estado

Por Maisa Medeiros
16/05/2017 18h03 - Publicado há 6 anos
Participantes estão preocupados com desequilíbrio fiscal
Ises Oliveira / HD

O apoio dos gestores à proposta de elaboração do plano estratégico para o desenvolvimento do Estado marcou a reunião da Comissão Especial do Novo Ordenamento Político, Administrativo, Econômico e Social do Estado, realizada na manhã desta terça-feira, dia 16. Além de gestores municipais e estaduais, o debate reuniu representantes dos poderes constituídos, sindicatos, setor produtivo e da sociedade civil organizada.

O objetivo é formular um plano de políticas públicas, econômicas e sociais que possibilitem ao Estado dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) tocantinense, retomar a confiança em uma gestão eficiente e reduzir as desigualdades sociais. A necessidade do plano estratégico também foi ressaltada por todos os participantes. A ideia é que a máquina pública continue funcionando, mesmo com a troca de governo, que os programas de políticas públicas possam ter assim continuidade e os bem-sucedidos se tornem permanentes.

A preocupação com o desequilíbrio financeiro, fiscal e tributário e a baixa capacidade de investimento foram destacadas pelo prefeito de Paraíso, Moisés Avelino (PMDB). Representando os demais prefeitos, o ex-governador do Estado disse que o Tocantins precisa de políticas públicas de estímulo aos produtores e aos pequenos negócios. ”O cidadão precisa buscar sua fonte de renda, movimentar a economia e gerar renda. Infelizmente muitas pessoas não contribuem para a economia do Estado porque se acostumaram a viver de favores ou de empregos públicos”, frisou.

Para o presidente da comissão, deputado Paulo Mourão (PT), a participação dos gestores e da sociedade é um fator determinante ao sucesso das ações de elaboração do plano. A fim de capacitar novos técnicos e gestores no setor público, instituições de ensino como a Universidade Federal do Tocantins (UFT) também contribuirão por meio de cursos.

Paulo Mourão aproveitou a oportunidade para apresentar os relatores das cinco subcomissões, criadas e divididas por temas: de políticas de desenvolvimento, projetos estruturantes, investimento, cadeias produtivas e sustentabilidade, relatada pelos deputados Valdemar Júnior (PMDB) e Elenil da Penha (PMDB); de política fiscal, tributária, de pessoal e previdenciária, cujos relatores serão os parlamentares Osires Damaso (PSC) e Luana Ribeiro (PDT); de política de educação, ciência, tecnologia e inovação e cultura empreendedora, relatada pelos deputados Alan Barbiero (PSB) e Eli Borges (PROS); de políticas de segurança pública, defesa e inclusão social, cujos relatores são a parlamentar Solange Duailibe (PT) e Olyntho Neto (PSDB); e de política de saúde e bem-estar, relatada pelos deputados Valderez Castelo Branco (PP) e Paulo Mourão, relator de todas as subcomissões. (Maisa Medeiros)