No Bico do Papagaio, deputados discutem com prefeitos e vereadores demandas da região

Por Rubens Gonçalves - Augustinopólis
06/06/2017 15h34 - Publicado há 6 anos
Deputados e lideranças discutem problemas da região do Bico do Papagaio
Koró Rocha / HD

Em visita a vários municípios da região do Bico do Papagaio, extremo norte do Estado, o presidente da Assembleia Mauro Carlesse (PHS) acompanhado dos deputados Wanderlei Barbosa (SD), Amélio Cayres (SD) e Rocha Miranda (PMDB) participa de eventos nas cidades de São Miguel, Axixá, Praia Norte, Carrasco Bonito, São Sebastião, Buriti, Esperantina, Sítio Novo, Augustinópolis, Araguatins e Sampaio. Em Tocantinópolis Mauro Carlesse e Wanderlei Barbosa, neste domingo, acompanham  o deputado José Bonifácio, do PR, em reunião com os moradores daquela cidade.

Na oportunidade o presidente se reuniu com prefeitos, vereadores e lideranças locais onde foram discutidas as principais demandas dos munícipios.

A reclamação mais constante entre os líderes políticos locais é o descaso do Estado em relação aos municípios do Bico, como explica o prefeito de Axixá, Damião Castro (PMDB). “Nossa região, que tem cerca de 40% do eleitorado do Tocantins, está abandonada. Antigamente, quando as prefeituras precisavam dar manutenção nas estradas [vicinais] recebia apoio, como o maquinário, hoje, nem isso”, exemplificou.

Para o prefeito de Praia Norte, Ho Chi Min Vieira (PMDB), todos os municípios enfrentam dificuldades, sobretudo em relação à infraestrutura. Por isso, diz ele, sem o apoio dos deputados é praticamente impossível administrar a cidade. “Agora mesmo, nosso município está recebendo o apoio dos deputados Rocha Miranda (PMDB), Amélio Cayres (SD) e Mauro Carlesse para a realização do nosso veraneio”.

Para Carlesse, o Estado precisa ter projetos específicos para a região. “É preciso investir nas áreas em que o Bico do Papagaio se destaca. Além disso, o Estado tem que oferecer as condições necessárias, e dar incentivos às empresas, caso contrário elas não se instalam aqui”, argumentou.

Escola do Legislativo

Juntamente com os deputados Wanderlei Barbosa, Rocha Miranda e Amélio Cayres, Carlesse destacou a importância da Escola do Legislativo, por meio da qual o Parlamento estará mais presente nos municípios tocantinenses, oferecendo capacitação aos vereadores e servidores das câmaras municipais.

A iniciativa do projeto tem recebido elogios por parte dos líderes políticos da região. “Essa é uma excelente iniciativa da Assembleia, pois além de capacitar nossos parlamentares e os servidores das nossas Casas de Leis vai movimentar os municípios”, disse Ho Chi Min.

Visitas

Nesta quinta-feira, 1º, Carlesse concedeu entrevistas à TV Nativa e rádio Nativa FM, de Imperatriz (MA), cujos sinais chega a quase todos os municípios do lado tocantinense; se reuniu com a prefeita de São Miguel, Rosangela Carvalho; de Axixá, Damião Castro; e participou da premiação de partida de futebol, em comemoração ao aniversário de 28 anos de Praia Norte.

Clique aqui para Responder ou Encaminhar