Palácio Deputado João d'Abreu

Fachada do Palácio Deputado João D'Abreu, Praça dos Gisssóis

Em 3 de outubro de 1995, o Poder Legislativo mudou-se para sua sede definitiva na Praça dos Girassóis, com instalações amplas e confortáveis. A Assembleia imprime uma nova forma de trabalhar, com melhores condições para os servidores e deputados e também na recepção à comunidade.

Dep. João D'Abreu

A sede definitiva do Parlamento Tocantinense recebeu o nome de Palácio João d'Abreu. Um reconhecimento ao deputado federal por Goiás, João d'Abreu, com relevantes serviços no então norte goiano. Em 1952, ele viabilizou a instalação do Ginásio João d'Abreu, na cidade de Dianópolis, hoje sudeste tocantinense. Foi intendente de Arraias, em 1912-1913, deputado estadual e federal, foi vice-governador no Governo de José Feliciano (1959 a 1961), prefeito de Arraias, de 1968 a 1972. João d'Abreu era formado em Odontologia e bacharel em Direito. Nasceu em 1888, em Santa Maria de Taguatinga (GO) e fixou residência em Arraias. Foi casado e pai de dois filhos.


Plenário Antônio Pesconi

Em 1999, foi realizada uma grande reforma no prédio da Assembleia, que passou a ter o formato que tem hoje: o plenário é transferido do subsolo para a parte térrea do prédio, que também é elevado para criar a galeria e oferecer um espaço com ampla visão aos visitantes, além de passar por uma redivisão dos espaços para abrigar a parte administrativa e gabinetes. Já em 2012, uma nova reforma revitaliza todo o prédio e prepara a Assembleia para oferecer mais mecanismos de acesso à informação, com a instalação de terminais de autoatendimento, televisores e a TV Assembleia.

Dep. Antonio Pesconi

Ainda em Miracema, o plenário da Assembleia recebeu o nome do Deputado Antônio Pesconi. Eleito o mais votado, em 26 de dezembro de 1988, a poucos dias da posse, Pesconi morreu vítima de um acidente de automóvel, na estrada que liga Colmeia a Guaraí (TO-336), quando se dirigia a Goiânia para ser diplomado. Na época, a diplomação era em Goiás, tendo em vista que o Estado do Tocantins não havia sido instalado oficialmente. Uma Resolução de 15 de março de 1989 determinou que, mesmo com a mudança de endereço da Assembleia, o nome do plenário ficaria o mesmo, como de fato é até hoje.


Auditório Deputado Sebastião Borba

Dep. Sebastião Borba

Em homenagem ao deputado Sebastião Borba, que faleceu durante o mandato, na segunda Legislatura, o auditório da Casa recebeu o seu nome. O projeto de resolução foi aprovado em dezembro de 1996. Na justificativa, consta a importância da atuação de Borba como administrador da primeira Capital do Estado, Miracema, e como legislador na Casa de Leis.


Sala do Vereador Arnon Ferreira Leal

Ver. Arnon Ferreira Leal

Em 2010, dando continuidade à sua política de abertura de portas para a comunidade, a Assembleia Legislativa criou o espaço do vereador – uma sala localizada no subsolo para se tornar ponto de apoio e referência para os 1.259 legisladores municipais dos 139 municípios tocantinenses. O local foi dotado de infraestrutura para atender tecnicamente os vereadores. A sala foi denominada vereador de Araguaína, Arnon Ferreira Leal, por sugestão da União dos Vereadores do Tocantins (UVT), instituição que gere o espaço.


Sala das Comissões Jornalista Kelly Cristina Pires Maciel

Jornalista Kelly Cristina

A Sala das Comissões da Assembleia Legislativa é denominada Jornalista Kelly Cristina Pires Maciel. A proposta do parlamentar Wanderlei Barbosa é uma homenagem à servidora, que faleceu vítima de parada cardiorrespiratória no dia 21 de maio de 2014. A jornalista era lotada no gabinete do deputado Wanderlei Barbosa, onde desempenhava a função de assessora de imprensa. Kelly morreu no auge dos seus 28 anos de vida. Ela amava a profissão e era comprometida com as demandas da categoria, na luta por melhores condições de trabalho no mercado da Comunicação Social do Estado do Tocantins.