Presidente
Antonio Andrade
PTB
(63)3212-5055
dep.toinho.andrade.55@gmail.com
BIOGRAFIA
Antônio Poincaré Andrade Filho (PHS) é mais conhecido como Toinho Andrade. Nascido em Porto Nacional, casado com Virginia Pereira da Silva Andrade, pai de Daniela de Cássia, Tony Márcio, Patrícia e Marcus Vinícius. Filho de Antonio Poincaré Andrade e Dinorah José Costa políticos tradicionais de Porto e região.Foi vereador em Porto Nacional por três mandatos e presidente da Câmara.Em 2002, foi candidato a deputado estadual, tornando-se primeiro-suplente. De 1º de novembro de 2004 a novembro de 2005, assumiu a vaga. Nas eleições de 2006, novamente ficou na primeira suplência. Em 2007, assumiu a Secretaria Extraordinária de Coordenação Institucional do Estado. Em 2009, assume o mandato definitivo como parlamentar na Assembleia Legislativa, onde foi vice-líder do DEM e, na eleição de 2010, assumiu a vaga de deputado sendo reeleito em 2014.
1º Vice-presidente
Eduardo do Dertins
Cidadania
(63)3212-5008
dep.eduardo.dertins@al.to.leg.br
BIOGRAFIA
Engenheiro civil, Eduardo Bonagura (PPS), mais conhecido como Eduardo do Dertins, é natural de Cravinhos (SP) e está no seu quarto mandato de deputado estadual. Em 1995 mudou-se para Gurupi, onde foi chefe da regional do Departamento de Estradas e Rodagens do Tocantins (Dertins). Logo depois, assumiu a regional do órgão em Dianópolis. Em 2002, foi eleito deputado estadual, foi reeleito em 2006, 2010 e 2014. Destaca-se na sua atuação parlamentar as áreas da Educação, Cultura e Saúde Pública. Em 2010, foi nomeado secretário da Habitação do Estado. Ele é casado com Leila Maria da Rocha Siriano Bonagura e pai de Gustavo e de Caroline.
2º Vice-presidente
Nilton Franco
MDB
(63)3212-5015
dep.nilton.franco@al.to.leg.br = dep.niltonfranco@gmail.com
BIOGRAFIA
Nilton Franco foi eleito deputado estadual em 2014 pelo PMDB. Em 2004 foi prefeito de Pium sendo reeleito em 2008. À época, seu nome figurou na lista dos 100 melhores gestores do Brasil, deixando obras importantes no município como o Hospital Municipal, o Centro de Convivência dos Idosos e uma faculdade. Nilton Franco foi presidente do Consórcio Mesaoeste, composto pelos municípios do Vale do Araguaia. Atualmente é segundo vice-presidente na Mesa Diretora da Assembleia, e já presidiu a Comissão de Segurança Pública. Nilton Franco é membro da União de Parlamentares do Mercosul.
1º Secretário
Jorge Frederico
MDB
(63)3212-5227
dep.jorge.frederico@al.to.leg.br
BIOGRAFIA
Jorge Frederico nasceu em Araguaína (TO). É filho de Jardenir Jorge Frederico e Maria de Fátima do Espírito Santo Ferreira Frederico. Casado com Ludimila Dias Carneiro Frederico, é pai de Jardenir Neto, Octávio e Manuella. Formado em Ciências contábeis pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, Jorge foi cartorário e radialista esportivo. Em 2004, se elegeu vereador em Araguaína sendo reeleito em 2008 como o mais votado da história daquela cidade. Em 2010 disputou o cargo de deputado estadual. Como primeiro suplente, assumiu o cargo em 2012 e o mandato definitivo em maio de 2014. Nesse mesmo ano, se elegeu deputado estadual, reelegendo-se em 2018. Hoje está filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
2º Secretário
Cleiton Cardoso
PTC
(63)3212-5059
cleitoncardoso2012@hotmail.com
BIOGRAFIA
Cleiton Cardoso é natural do município de Porto Nacional (TO). Em 2012 se elegeu vereador em Palmas. Em 2014 foi eleito deputado estadual, e em 2018 foi reeleito o terceiro mais bem votado do Estado, pelo PTC. Na 8ª legislatura ocupou a terceira secretaria na Mesa Diretora da Assembleia. Como parlamentar, sempre atuou na defesa dos produtores rurais do Estado. No currículo profissional, antes do Legislativo, Cleiton Cardoso foi gerente por 14 anos de uma grande rede de oficina de motocicletas. É casado com Liel Bezerra Bekman Cardoso e pai de dois filhos: Ana Luiza e Pedro Henrique.
3º Secretário
Vanda Monteiro
PSL
(63)3212-5075
gabinetevandamonteiro@gmail.com
BIOGRAFIA
Vandelúcia Monteiro de Castro Reis, conhecida como Vanda Monteiro. Nasceu em 14 de Abril de 1982 na cidade de Miranorte, no Estado do Tocantins. Residente em Palmas há 26 anos, é bacharel em Direito. Filha de Zoroastro Rodrigues Monteiro (In Memoriam) e Lindaura Ribeiro Monteiro, com uma composição Familiar de seis irmãos. Vanda Monteiro é órfã de pai desde os 15 anos de idade, começou a trabalhar bem cedo para ajudar no sustento da família, assumindo responsabilidades e compromissos com muita dedicação. Atuou no Sine estadual, encaminhando a população para vagas no mercado de trabalho. Exerceu também o cargo de diretora na Escola de Gestão Municipal, e desenvolveu o Programa de Modernização da Gestão Escolar. Posteriormente, participou do processo de implantação do Resolve Palmas Municipal, unificando diversos setores dos serviços públicos, com destaque para o programa Jovem Empreendedor, que possibilita o acesso de jovens ao mercado de trabalho. Dedicada aos movimentos sociais, iniciou ainda muito jovem suas atividades na área social e política, com ações voltadas a práticas esportivas junto à comunidade, contribuindo com o desenvolvimento de Palmas. Vanda Monteiro é casada com Márcio da Costa Reis há 14 anos, com quem tem uma filha, Helloá de Castro Reis. Filiada ao PSL, Vanda Monteiro foi eleita ao cargo de vereadora de Palmas em 2016 com a votação expressiva de 1.825 votos, exercendo seu mandato como primeira secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Em 2018 foi eleita Deputada Estadual do Tocantins, para o mandato de 2019-2022 com 7.796 votos, sendo a única deputada estadual no Tocantins eleita no partido do atual presidente da República, Jair Bolsonaro.
4º Secretário
Amália Santana
PT
(63)3212-5090
dep.amalia.santana@al.to.leg.br
BIOGRAFIA
Amália Maria Santana é goiana natural de Itaberaí, mas veio morar em Colinas do Tocantins com sua família ainda em seus primeiros dias de vida, em 1972. A parlamentar é formada em Letras pela Faculdade de Ensino Superior de Colinas do Tocantins (Fiesc), mas foi sua atuação como Técnica de Enfermagem no serviço público que a transformou em uma militante que tem entre suas bandeiras a defesa das classes menos favorecidas e a luta pelos direitos dos servidores públicos. Amália Santana foi vereadora em Colinas e está em seu terceiro mandato como deputada estadual. Ela é casada com Paulo Jesus da Silva com quem tem três filhos: Paolla, Fabrycio e Sanmara.