Vanda Monteiro requer que indígenas não aldeados entrem na lista prioritária de vacinação

Por Isabel Cristina
01/06/2021 14h07 - Publicado há 2 anos
Requerimento apresentado em regime de urgência.
Requerimento apresentado em regime de urgência.
Ascom Vanda Monteiro / HD

O requerimento de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL), apresentado em regime de urgência, nesta terça-feira, 01, solicita do Governo do Estado a prioridade de vacinação contra a Covid-19 para indígenas que vivem em contextos urbanos.

A parlamentar defendeu a vacinação do grupo afirmando que mesmo fora dos territórios, seja por motivos de trabalho, estudos ou mesmo situação de rua, os índios não aldeados retornam para suas comunidades e podem promover a disseminação do vírus.

“Mesmo nos centros urbanos, nossos índios retornam aos territórios para manter suas tradições culturais, vivenciar a língua materna, costumes e seus saberes. Precisamos garantir a proteção deste público que é mais vulnerável. A vacinação dos índios não aldeados amplia essa segurança”, defendeu. 

No Estado, são aproximadamente 15 mil indígenas, divididos em dez povos, sendo eles: Apinajé, Avá Canoeiro, Javaé, Kanela do Tocantins, Karajá, Karajá Xambioá, Krahô, Krahô aldeia Takaywra, Krahô Kanela, Xerente.

O requerimento segue para aprovação do plenário.

Saiba mais

Desde o início da pandemia até está segunda-feira, 31, o Tocantins contabilizou mais de 178 mil casos da doença, com 2.877 óbitos. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS