Projeto de Lei de Fabion denomina trecho da TO-210 de Rodovia deputado Raimundo Moreira

Por Dirceu Leno / Ascom FG
02/06/2021 11h13 - Publicado há 2 anos
As razões da homenagem são pelos relevantes esforços para a viabilização da pavimentação da estrada
Divulgação / HD

O deputado estadual Fabion Gomes apresentou durante sessão desta terça-feira, 1º de junho, Projeto de Lei que denomina “Deputado Raimundo Moreira” o trecho da TO-210, que liga os Povoados de Mata Grande, Vila Robertinho, Piaçava, Piranha, Brejinho e Grotão, no município de Nazaré, até o entroncamento a Rodovia Transbico TO-134.

Fabion, autor da matéria, justificou que as razões de sua homenagem ao deputado Raimundo Moreira são pelos relevantes esforços para a viabilização da pavimentação da estrada, a qual contribuiu com o desenvolvimento e redenção da região.

“Moreira, era engajado nas causas sociais e os projetos em benefícios da população sempre estiveram em primeiro plano. Foi prefeito e sua administração priorizou a qualidade de vida da população e o município tem resultados colhidos até hoje. Como deputado, defendeu a sua região com o senso de justiça, principalmente, na luta pela pavimentação da estrada que liga a cidade de Nazaré (TO-210) à rodovia Transbico (TO-134), no extremo Norte do Estado. Deixou um legado de trabalho, solidariedade e luta pelo povo de Nazaré e região”, ressaltou Fabion.

Se a proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), sendo aprovada também na votação em plenário, torna-se lei na data de sua publicação.

Histórico

Raimundo Moreira de Araújo coroou seu quinto mandato como deputado estadual com a presidência da Casa de 1º de fevereiro de 2011 a 31 de janeiro de 2013. Começou na política em 1988, junto com a criação do Tocantins, quando foi eleito prefeito de Nazaré.

Desde que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, em 1995, ocupou cargos importantes na Casa, tendo sido segundo-secretário da Mesa Diretora, presidente de importantes comissões como a de Constituição, Justiça e Redação e a de Ética e Decoro Parlamentar, líder de governo e líder de bancada.

Foi também presidente do Parlamento de 1º de fevereiro de 1997 a 31 de janeiro de 1999, ocasião em que assumiu o governo estadual por três vezes para substituir o então governador Siqueira Campos. Foi líder do bloco oposicionista na Casa de 2009 a 2011. Nasceu em 10 de fevereiro de 1950, no distrito de Piaçava, município de Nazaré (TO), que na época tinha aproximadamente 20 casas construídas de palha de coco babaçu.

Filho de pai lavrador e de mãe quebradeira de coco babaçu, quando criança ajudava a família na roça e depois foi balconista, farmacêutico e professor primário concursado. Aposentado no cargo de advogado da União, pertencendo à carreira jurídica federal, era casado com Rosely Borges da Conceição Araújo, com quem tem dois filhos: Eveline e Danilo César. No pleito de 2014, não tentou a reeleição. Em 2015, aos 65 anos, veio a óbito em decorrência a um câncer de próstata.