Deputado pede urgência em reformas de escolas no Bico do Papagaio

Por Penaforte Diaz
17/06/2021 10h54 - Publicado há 2 anos
Proposta foi defendida por Jair Farias
Proposta foi defendida por Jair Farias
Clayton Cristus / HD

A recuperação de escolas na região Bico do Papagaio, extremo Norte do Estado, foi solicitada ao Governo do Estado pelo deputado Jair Farias (MDB). Seus requerimentos, em regime de urgência, foram aprovados em plenário na sessão matutina desta quarta-feira, 9.

As unidades de ensino que precisam de reforma geral, conforme o parlamentar, são:  Colégio Estadual Buriti, no município de Burtiti; Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho e o Colégio Estadual Manoel Vicente de Sousa, em Augustinópolis, além das escolas estaduais indígenas Tamkak e Pepkro (Aldeia Botica), no município de Tocantinópolis.

Outra urgência aprovada, de autoria de Farias, solicita a recuperação e manutenção da TO-202, no perímetro urbano da cidade de Esperantina, também no Bico do Papagaio.

Ao todo, o plenário aprovou 26 requerimentos em regime de urgência constantes na ordem do dia. As proposituras são de autoria dos parlamentares Antônio Andrade (PTB), Luana Ribeiro (PSDB), Professor Junior Geo (PROS) e Vanda Monteiro (PSL).

Os deputados querem urgência no retorno das cirurgias eletivas no Estado, recuperação asfáltica de rodovias, instalação de placas de advertência nas estradas para proteção aos ciclistas, garantias de direitos de insalubridade, plantão extra e adicional noturno a funcionários cedidos à Secretaria da Saúde, instalação de aparelhos de climatização em escolas e mais ações no combate à Covid-19 em todo Tocantins.

Mais 47 requerimentos, em tramitação regular, foram aprovados. São de autoria dos parlamentares Amélio Cayres (solidariedade), Vanda Monteiro (PSL), Claudia Leis (PV), Cleiton Cardoso (PTC), Elenil da Penha (MDB), Fabion Gomes (PL), Ivory de Lira (PcdoB),  Jorge Frederico (MDB), Luana Ribeiro (PSDB), Olyntho Neto (PSDB), Professor Junior Geo (PROS), Jair Farias (MDB) Zé Roberto (PT). Eles solicitam obras, serviços e convênios para municípios em todo Estado.

Utilidade Pública

Também foram aprovados seis projetos de lei que declaram de utilidade pública as seguintes instituições: Associação Raizama; Instituto Tocantinense de Assistência às Bandas, Fanfarras, Juventude e Cultura (ITABANFAJUC); Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto); Associação Desperta Buriti; Associação dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Tocantins (Adepto) e Associação Anjo Azul.

Os autores dos projetos são os parlamentares Claudia Lelis, Vilmar Oliveira, Vanda Monteiro, Fabion Gomes, Luana Ribeiro e Leo Barbosa, respectivamente.