No Dia Nacional da Imunização, Jorge Frederico propõe bonificações para profissionais de saúde

Por Weslene Rocha
09/06/2021 12h39 - Publicado há 2 anos
O deputado também pede medidas emergenciais para acelerar a vacinação contra a Covid-19 no estado
O deputado também pede medidas emergenciais para acelerar a vacinação contra a Covid-19 no estado
Clayton Cristus / HD

A proteção completa contra a Covid -19 é considerada somente com a aplicação das duas doses do imunizante. A fim de se evitar evasão, o deputado Jorge Frederico (MDB) apresentou um requerimento solicitando que a Secretaria de Saúde tome medidas emergenciais quanto à celeridade da 2ª dose de imunização contra o coronavírus.

O parlamentar mencionou os dados oficiais, que justificam essa necessidade. “Só no dia de ontem, terça-feira, 08 de junho, nós tivemos mais de 300 novos casos e 12 óbitos. É importante ressaltar que a imunização só virá após a 2º dose da vacina. Precisamos que seja feito uma maior mobilização, bem como informação e rastreamento dos faltantes. No Brasil o número de óbitos não para de crescer”, afirmou ele, lembrando que o Tocantins segue em alta de novos casos.

Na mesma linha, Frederico também pediu que haja medidas emergenciais de apoio aos municípios, além das medidas já previstas em protocolos, o que resultará na maior aplicação da vacinação.“Analisando as informações do portal Vacinômetro, nós vemos que elas apontam ritmo lento na vacinação em todo o estado. Os 139 municípios não atingiram 3% da população imunizada”. 

O deputado pede uma parceria entre Estado e Municípios. “A Secretaria está afirmando que tem distribuído a vacina, e nós vemos que há uma dificuldade para que essa vacina chegue ao cidadão. Na maioria das vezes falta capacidade técnica e financeira para se contratar mais mão de obra”.

“Que faça algum corte onde tiver que ser, se tiver que cortar desta própria Casa eu vou colocar isso na tribuna. Seja como forma de bonificação aos profissionais de saúde que atendem aos cidadãos, que recebam uma hora extra ou um trabalho com uma diária. Que corte o recurso de onde tem que cortar, bonifique onde tem que beneficiar, mas acelere a vacinação”, concluiu o parlamentar. 

Dia Nacional da Imunização

O Brasil comemora em 9 de junho o Dia Nacional da Imunização. No campo da humanização, as vacinas ocupam um dos maiores avanços em saúde já conquistados pelo homem. A enfermeira Edileuza Ferreira dos Santos, de 52 anos, foi a primeira tocantinense a receber a dose do imunizante contra a Covid-19, no dia 18 de janeiro de 2021.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS