Deputada Claudia Lelis destina emenda para geração de emprego para jovens em Porto Nacional

Por Fatima Miranda
06/08/2021 11h03 - Publicado há 2 anos
Geração emprego para Porto Nacional
Lourenço Bonifácio / HD

O Programa Geração 4.0 será lançado nesta terça-feira,10, às 9 horas, no centro de convenções Vicentão, com a presença da deputada estadual Claudia Lelis (PV) idealizadora do projeto, do prefeito de Porto Nacional Ronivon Maciel (PSD) e demais autoridades e parceiros do projeto. O Geração 4.0 será exclusivamente para Porto Nacional com emendas da deputada Claudia Lelis e conta como parceria da prefeitura de Porto Nacional e do Governo do Estado.

“ Nossa juventude precisa de oportunidade, e esse programa vem com esse objetivo, gerar qualificação e emprego para os jovens portuenses”, afirmou Claudia Lelis.

Jovens de 16 a 29 anos

O programa tem o objetivo de capacitar jovens de 16 a 29 anos, residentes em Porto Nacional, a abrirem seus próprios negócios com baixo ou zero investimento, por meio de aulas teóricas, durante cinco dias, e de mentoria para os alunos que tiverem melhor desempenho, que auxiliará os mesmos durante três meses.

Sem limites de vagas para inscrições, o programa terá uma semana de curso a todos os jovens portuenses que tiverem interesse. Já a mentoria (período de incubação de 90 dias) terá 140 vagas para os 140 jovens portuenses que melhor se destacarem nas aulas do curso.

Para a deputada pevista o programa irá promover o desenvolvimento de educação comunitária para preparar o jovem para o mercado de trabalho. “ O empreendedorismo jovem não é mais uma novidade, mas isso só acontece quando existe incentivo, dedicação, muito estudo, capacitação e principalmente o auxílio do poder público. Por isso fiz questão de destinar recursos das minha emendas parlamentares para esse programa”, defendeu a parlamentar.

A parceria é entre o Governo do Estado do Tocantins, o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), a Prefeitura Municipal de Porto Nacional através da sua Fundação Municipal de Juventude, a Liga Universitária do Tocantins e a Deputada Claudia Lelis.

Juventude Empreendedora 2.1

Na ocasião, serão entregues também os certificados dos alunos do Programa Juventude Empreendedora 2.1 realizado pelo Conselho Nacional da Juventude. O programa foi lançado em maio deste ano a nível nacional e obteve cerca de 7.400 inscritos somente no estado do Tocantins. Essa ação foi promovida de forma gratuita e on-line para jovens de 17 a 29 anos, com objetivo de capacitar os jovens a empreender e gerar a própria renda através de cursos com temas diversos voltados ao empreendedorismo.

Desde a sua criação, em 2019, o programa Juventude Empreendedora contabilizou 30 mil inscritos; 27 mil alunos certificados como empreendedores; e impactou mais de 100 mil pessoas direta e indiretamente no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A Liga Universitária do Tocantins

A Liga Universitária do Tocantins é uma entidade sem fins lucrativos e de interesse coletivo, onde o principal objetivo é contribuir na formação acadêmica dos estudantes tocantinenses, aperfeiçoando suas habilidades e suas atitudes, buscando formação científica, humanística e éticas, abrangendo o aprendizado adquirido para a promoção de sua respectiva profissão, sempre prezando pela qualidade de vida das pessoas, em especial, dos mais vulneráveis.

O programa geração 4.0 será implantado pela agência Besouro, uma organização privada de interesse público em que o capital entregue é o intelectual - pautada pelos valores sociais de inclusão e bem-estar - e vê nas parcerias público- privadas um caminho para o atendimento das exigências sociais.