Pleiteado por Vilmar, Colégio Militar será implantado em Araguaçu

Por Cristiane Lima
10/08/2021 08h52 - Publicado há 2 anos
De Araguaçu, Vilmar destacou a emoção que o evento representava para ele e toda a comunidade
Jesimiel Borges / HD

Araguaçu terá a 23ª unidade de ensino com metodologia militar do Tocantins. A implantação é um pleito do deputado Vilmar (Solidariedade) atendido pelo Governo do Estado, discutida e aprovada na tarde desta segunda, 09, por moradores, pais e alunos da Escola Estadual Salvador Caetano, unidade que sediará este novo formato.

Morador de Araguaçu durante a infância e adolescência, Vilmar lembrou que deu seus primeiros passos na vida escolar na cidade e destacou a emoção que o evento representava não só para ele, mas para toda a comunidade. “Há uns 30, 40 anos, eu não imaginava sair de Mineirópolis, distrito a 18 quilômetros de Araguaçu, onde fui criado à beira do Ribeirão Salobro, vindo de uma família pobre, sem conhecimento, não esperava ser deputado estadual, não esperava estar aqui hoje contribuindo. Então só tenho a agradecer a Deus, ao povo tocantinense e também ao povo de Araguaçu pela confiança”, comentou o parlamentar, destacando ainda o empenho do Governo do Estado em atender o pleito e da Polícia Militar, mesmo com um efetivo reduzido.

A titular da Secretaria Estadual da Educação – Seduc, Adriana Aguiar, destacou o avanço na implantação dos colégios militares na gestão do governador Mauro Carlesse. “Quando o governador assumiu a gestão, nós tínhamos seis colégios militares implantados e hoje já estamos na 23ª unidade implantada no Tocantins. Esta parceria se dá por meio do compartilhamento de experiência entre as instituições Seduc e PM”, explicou.

Unidade de Ensino

A Escola Estadual Salvador Caetano foi fundada no dia 28 de setembro de 1964. Nesta época, a unidade de ensino recebera o nome de Escola Reunida Tertuliano Lustosa. Ao longo dos anos recebeu outros vários nomes até ter a denominação que possui atualmente. A unidade de ensino conta com 260 estudantes matriculados da primeira fase do ensino fundamental ao sétimo ano.

Juventude Empreendedora

Antes da consulta pública, que ocorreu no fim da tarde desta segunda, 9, Vilmar participou, juntamente com o prefeito da cidade Jarbas Ribeiro e demais autoridades, da certificação de 56 estudantes de Araguaçu capacitados pelo Programa Juventude Empreendedora. Aberto aos jovens de 17 a 29 anos, o programa ocorreu em maio, abordando temas como finanças, comunicação, gestão de pessoas, dentre outros. (Com informações da Seduc/TO)