Projeto pretende conscientizar população sobre o cuidado aos idosos

Por Elpídio Lopes
11/08/2021 17h45 - Publicado há 2 anos
A sessão aconteceu na manhã desta terça-feira, 10
A sessão aconteceu na manhã desta terça-feira, 10
Isis Oliveira / HD

Um projeto de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL), que institui a campanha “cuidando dos idosos órfãos de filhos vivos”, foi encaminhado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na manhã desta terça-feira, dia 10. O objetivo é orientar e conscientizar sobre os cuidados aos idosos, e as consequências do abandono afetivo e financeiro por parte de seus familiares.

A iniciativa pretende sensibilizar a população, em especial professores, pesquisadores, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, profissionais de saúde e estudantes, quanto à importância dos cuidados com os idosos e as consequências que o seu abandono possa causar.

Durante a campanha, que deverá ser realizada durante todo o mês de outubro, serão promovidos eventos, palestras e aulas, bem como produzidos materiais educativos, com a finalidade de estimular a reflexão e a conscientização sobre a necessidade de cuidados aos idosos por seus familiares.

A campanha será feita em escolas públicas, com palestras abertas à sociedade, podendo o Estado firmar parcerias com a iniciativa privada com vistas à promoção das atividades mencionadas.

Foi também enviado para a CCJ um projeto de iniciativa do deputado Issam Saado (PV) que cria o cadastro facultativo para a população do Estado do Tocantins com o objetivo de orientar sobre a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

O cadastro será feito pelos agentes públicos do próprio local de vacinação, de forma facultativa, no momento da aplicação da primeira dose, sendo que as orientações sobre a segunda dose serão disponibilizadas via aplicativo WhatsApp e SMS.

Ainda na mesma sessão, foram à comissão dois vetos do governador Mauro Carlesse (PSL). Um deles refere-se ao autógrafo de lei de autoria parlamentar que dispõe sobre a proibição da suspensão dos serviços de água e energia pelas concessionárias enquanto durar o estado de calamidade pública no Estado do Tocantins. O autógrafo refere-se ao projeto de autoria do deputado Ricardo Ayres (PSB).

O outro veto trata da disposição, originária de propositura do deputado Jorge Frederico (MDB), sobre a implementação do sistema de transparência para o rastreamento das doses e identificação da população vacinada no Tocantins.