Manoel Pires vai prestar explicações na Assembléia
A Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa convocou, ontem, dia 1º, o conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas Estadual (TCE), Manoel Pires dos Santos, para prestar esclarecimentos sobre a auditoria que culminou com a expedição cautelar, suspendendo o pagamento de aluguéis do prédio do Prodivino. A convocação foi aprovada, através de um requerimento, assinado por 19 deputados e está prevista para acontecer na próxima quinta-feira, dia 8, às 8 horas.
Os técnicos do TCE expediram um relatório, no qual alegam que as despesas de locação do imóvel estão sendo pagas em duplicidade. Entretanto, a rapidez da tramitação do processo no TCE é vista com estranheza pelos deputados. O relatório foi recebido, relatado e julgado num mesmo dia, isto não ocorre em outros casos, disse o presidente do Parlamento, deputado César Halum (PFL).
Halum acredita que a intenção de Manoel Pires, que foi o relator do processo, é prejudicar a imagem política do governador Marcelo Miranda (PMDB). Manoel é irmão de Raimundo Boi, atual desafeto e adversário de Marcelo. Está clara a falta de isenção política deste conselheiro, concluiu.
Outros convocados
Também serão convocados para prestar esclarecimentos os técnicos do TCE, Allan Kardec Leite Gomes,Aluzanir Bandeira Brito e Maria Gorete Sobral Ribeiro, o procurador-geral interino do órgão, João Alberto Barreto Filho, e o diretor de controle externo, Juxson Alves Pereira. Além deles, o diretor do Prodivino, Acyr de Carvalho Fontes, também estará presente na audiência pública.
A reunião será presidida pelo deputado Laurez Moreira (PFL) que, na condição de vice, assumiu o lugar do presidente titular da Comissão, deputado Eduardo Machado (PDT), que está afastado para assumir a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Tocantins.