Deputada propõe que Cidade da Polícia Civil receba o nome de “João Luiz Pompeu de Pina”
O projeto de Lei foi apresentado nesta terça-feira, 10, e pretende homenagear o delegado que criou o Grupo de Operações Táticas e Especiais (GOTE/TO). Proposta é da deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB).
Na sessão ordinária desta terça-feira, 10, a deputada estadual Luana Ribeiro apresentou um projeto de Lei na Assembleia Legislativa para atribuir o nome do delegado de polícia João Luiz Pompeu de Pina (in memorian) ao prédio da Cidade da Polícia Civil, em reconhecimento ao trabalho prestado a Segurança Pública do Tocantins. O prédio abriga as unidades operacionais e administrativas da Polícia Civil e da Polícia Científica em Palmas.
Para a parlamentar essa é uma justa homenagem ao delegado que se destacou como homem público e deixou um legado de trabalho e dedicação em defesa da sociedade tocantinense. “O Delegado Pina era um homem forte, de pulso firme, extremamente apaixonado por sua profissão. Foi o fundador do Grupo de Operações Táticas Especiais no Tocantins e destacou a missão de prestar apoio em ocorrências de alto risco, trabalhando fortemente no combate ao crime”, justificou.
Delegado Pina
Dr. Pina, como era conhecido, era Delegado de Polícia aposentado. Filho de Antônio Luiz Pompeu de Pina e Aldenora Ramos de Carvalho, nasceu em 1º de junho de 1960. Bacharel em Direito, mudou-se para o recém-criado Estado do Tocantins e exerceu a profissão de advogado. Em 2004, fundou o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) no Tocantins.
Em 2011, João Pina exerceu, na Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, o cargo de Delegado-Geral da Polícia Civil. Nos anos seguintes, atuou em várias delegacias especializadas da Segurança Pública. Em 2017, aposentou-se. Faleceu no dia 14 de junho de 2021, após complicações causadas pela Covid-19, deixando a esposa Cristiane de Pina, filhos e netos.
Cidade da Polícia
O prédio da Cidade da Polícia Civil conta com 2.823 m² de área construída, abriga as unidades administrativas da Polícia Civil e Científica, laboratórios de genética forense, além de espaços para a prática de atividade física.