Valdemar Júnior disse que é preciso debater melhor a parceria público privada em Áreas de Proteção

Por Terciany Lima
19/08/2021 14h40 - Publicado há 2 anos
É preciso debater melhor a parceria público privada em Áreas de Proteção Ambiental no Tocantins
Dicom / HD

Durante a audiência pública ocorrida na manhã desta quinta-feira, dia 19, na Assembleia Legislativa, para debater o Projeto de Lei do Executivo, que autoriza a concessão público-privada do Parque do Jalapão e Unidades de Conservação do Estado, o deputado estadual Valdemar Júnior foi categórico, “se essa audiência estivesse ocorrido há 60 dias, talvez as pessoas não estariam de coração apertado e tão preocupados com o que vai acontecer com o Jalapão”.

O deputado disse que o governo deveria ter ouvido melhor os moradores das regiões que serão atingidas pela privatização, para depois poder tomar a decisão de enviar PL à Casa de Leis, que autoriza a concessão de parcerias público-privadas dos Parques e Unidades de Conservação do Estado do Tocantins e áreas adjacentes para exploração de atividades turísticas.

“Estão todos preocupados com o que vai acontecer com o Jalapão e demais Parques e Unidades de conservação. As pessoas não foram informadas da intenção do governo para com os parques estaduais. Então o que nós queremos é debater melhor esse assunto antes de tomar qualquer decisão. Não importa quantas audiências públicas forem necessárias fazer para discutir o assunto, terão que ser feitas”, destacou.

Valdemar ainda fez questão de frisar, “Não somos contra o progresso, mas a população precisa saber de fato, como isso vai acontecer. Quando se fala de concessão à iniciativa privada, vem o questionamento e a preocupação, de como vai ficar a situação da população da região"?

“Todos temos medo do desconhecido, e é por isso que não podemos deixar de dar a transparência ao assunto e a transparência é a maior forma de fazer com que a comunidade possa participar ativamente do debate, que por sinal, já deveria ter ocorrido há muito tempo, começando primeiro pelas regiões que envolve o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Estadual do Cantão, o Parque Estadual do Lajeado e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins, que vão ser entregues à iniciativa privada para gerir”, explicou.

Valdemar fez questão de lembrar também a importância do trabalho feito pela população local e por empresários tocantinenses que faz de fato o turismo acontecer na região. “Se hoje o Jalapão é conhecido dentro ou fora do país, é porque houve um trabalho feito por essas pessoas que aqui estão. Os moradores que abriram as portas das suas casas para receber o turista, os empresários, guias e condutores que levaram esses turistas até a região, nas estradas em péssimas condições, promoveram esse trabalho, mesmo com todas as dificuldades existentes, que todos nós sabemos. Então essa é a nossa preocupação, como vai ficar a situação dessas pessoas”? Questionou o parlamentar.