Governo cria agência de turismo
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira, dia 30, o projeto de lei do Executivo Estadual que cria a Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins. A autarquia, vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, terá autonomia administrativa e financeira e a missão de incentivar e estruturar o setor turístico tocantinense. A matéria foi relatada pelo deputado Helcio Santana (PDT).
De acordo com o projeto, a agência foi formatada para desenvolver o potencial turístico do Estado do Tocantins de forma sustentável, através de incentivo às prefeituras e às comunidades na elaboração de ações estratégicas do plano estadual do setor. Uma das atribuições da agência é promover o crescimento do turismo com a participação da própria população para gerar renda e melhorar as condições de vida da comunidade local. A agência vai promover também eventos nas regiões com potencial turístico, além de capacitação e apoio aos municípios para o desenvolvimento de ações de turismo, de acordo com a vocação de cada localidade.
Na mensagem, o Governo justifica a matéria, afirmando que o Tocantins se insere no contexto ecoturístico nacional pela beleza de seus cenários. Outro fator é a localização geográfica. O Tocantins está situado na faixa de transição entre os ecossistemas do cerrado, do semi-árido, do pantanal e da Amazônia o que, segundo o Governo, oferece condições naturais de exploração pelo interesse que desperta nos visitantes.