Fabion cobra retomada de cirurgias eletivas e mais leitos de UTI no Hospital Regional de Araguaína

Por Dirceu Leno
15/09/2021 14h50 - Publicado há 2 anos
O retorno das cirurgias eletivas deve ser prioridade devido a grande lista de espera
Clayton Cristus - Dicom / HD

O deputado estadual Fabion apresentou na sessão desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), um requerimento solicitando, ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a retomada das cirurgias eletivas nos hospitais regionais. O parlamentar também pediu a ampliação do número de leitos de UTI, no Hospital Regional de Araguaína.

Fabion apontou na propositura que, com a suspensão temporária das cirurgias eletivas, devido a pandemia da Covid-19, a situação de saúde dos pacientes, que aguardam pelos procedimentos cirúrgicos, tem se agravado. Por conta disso, eles acabam tendo que se socorrer nos hospitais, tendo, muitas vezes, seu estado de saúde em situação ainda mais grave, carecendo de intervenção cirúrgica de urgência/emergência.

O deputado ressaltou ainda que esta modalidade de cirurgia já foi retomada em alguns municípios e também no setor privado, obedecendo as orientações sanitárias. “Com o advento da pandemia, o governo do estado teve que propor medidas de prevenção e combate ao coronavírus, porém é evidente que, com a vacinação, está havendo a diminuição dos casos. Diante deste cenário o retorno das cirurgias eletivas deve entrar na lista de prioridade, uma vez que existe pacientes que estão há muitos anos na fila de espera para realizar uma simples cirurgia eletiva”, argumentou Fabion.

Outro ponto destacado na solicitação é a ampliação do número de leitos de UTI no Hospital Regional de Araguaína, visto a grande quantidade de pacientes aguardando por vagas. Muitos deles esperam até mesmo em corredores, ocorrendo, muitas das vezes, casos de óbitos devido a longa espera.

Fabion relatou ter recebido muitas reclamações da população que tem tido dificuldade até no acesso às cirurgias emergenciais. “Peço um olhar especial do governo do estado para a saúde. Além das cirurgias eletivas, é preciso haver a ampliação do número de leitos de UTI no Hospital Regional de Araguaína, tendo em vista ser um grande problema, mas que pode ser amenizado”, afirmou.