José Augusto apresenta PEC na Assembléia

Por Diretoria de Area de Comunicação
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Deputado José Augusto Pugliese
Foi apresentada hoje, dia 29, na Assembléia Legislativa, uma proposta de Emenda Constitucional (PEC), do deputado José Augusto (PMDB), que revoga os artigos 67-A e 67-B, instituídos na Carta Magna Estadual, através da Emenda Constitucional nº 9 de 5 de dezembro de 2000. Os artigos que fixam limites para os subsídios dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, segundo o autor da PEC, afrontam a Constituição Federal. “É preciso corrigir esta distorção. O objetivo é devolver e resguardar a autonomia política e administrativa aos prefeitos e vereadores”, justifica o parlamentar que recebeu apoio da maioria dos deputados. A Emenda Constitucional nº 9, de 5 de dezembro de 2000, determina que os limites máximos dos subsídios dos vereadores variem entre 20% e 50% dos salários dos deputados estaduais, de acordo com o número de habitantes, obedecendo a um proporcionalidade que vai de 10 mil até acima de 300 mil moradores. Já os presidentes das câmaras recebem proventos com 50% a mais do que o valor recebido pelos legisladores municipais. Ainda segundo os artigos 67-A e 67-B da Constituição Estadual, os subsídios dos prefeitos oscilam entre 67% e 166% em relação aos dos vereadores e também variam de acordo com o número de habitantes. Mas José Augusto pretende devolver, com a nova emenda, a prerrogativa de os legisladores municipais determinarem os valores, obedecendo aos preceitos da Constituição Federal.