Deputados prestigiam solenidade de formatura de policiais militares

Por Rubens Gonçalves/Com informações da Secom
07/10/2021 22h52 - Publicado há 2 anos
Antonio Andrade foi padrinho de uma das turmas
Antonio Andrade foi padrinho de uma das turmas
Clayton Cristus / HD

Os deputados estaduais prestigiaram a solenidade de formatura de 218 policiais militares aprovados nos cursos de Habilitação de Oficiais da Administração, Músicos e da Administração da Saúde da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). Realizado na noite dessa terça-feira, dia 5, o evento coincidiu com a data de fundação do Estado do Tocantins.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade (PSL), e a deputada Luana Ribeiro (PSDB) foram padrinhos dos formandos em Administração e Música, respectivamente. Ao saudar o governador Mauro Carlesse (PSL), Andrade lembrou que a data do 5 de outubro é o dia da criação do Tocantins e, portanto, uma data para lembrar os que lutaram pela causa. “Quero cumprimentar o governador e falar de nossa satisfação com a parceria entre Executivo e Legislativo que permite realizar um evento dessa magnitude, homenageando nossos policiais militares”, afirmou.

Em seu discurso, Luana fez questão de dividir com os demais parlamentares a placa entregue por uma formanda. “Divido essa placa de madrinha com os meus colegas do Legislativo e agradeço a todos os militares do quadro administrativo, de música e de saúde, que acreditaram em meu trabalho. Agradeço também os empenhos do Governo do Estado e da Polícia Militar. E ainda digo a todos que essa alegria é minha: vocês me fazem renovar as esperanças no meu coração, e vale a pena persistir e lutar”, concluiu.

Compareceram também ao evento o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Helvécio Brito, e os deputados Valderez Castelo Branco (PP), Olyntho Neto (PSDB), Valdemar Júnior (MDB), Issam Saado (PV), Elenil da Penha (MDB) e Leo Barbosa (Solidariedade).

Cursos

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, os cursos tiveram início em junho deste ano e foram moldados nos critérios estabelecidos em lei estadual e contemplaram os praças da graduação de subtenente do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM), Quadro de Praças da Saúde (QPS) e Quadro de Praças Especialistas (QPE) aprovadas em processo seletivo interno da corporação.

Os cursos tiveram carga horária de 800 horas/aula, o equivalente a três meses e meio de duração, nos quais os alunos receberam conhecimentos nas áreas jurídica e administrativa, além de procedimentos operacionais padrão da instituição.

Com a conclusão dos cursos, os participantes passam a integrar o oficialato e deixam a carreira de praça para ocupar o primeiro posto de oficial da PMTO, prontos para prestar um serviço ainda mais qualificado à sociedade tocantinense.

Galeria dos Governadores

Antes da solenidade de formatura, os parlamentares participaram da inauguração da Galeria dos Governadores, em comemoração aos 33 anos de criação do Tocantins. Trata-se de um espaço que reúne quadros com fotos de todos os ex-governadores do Estado, localizada no hall de entrada do Palácio Araguaia, na ala sul.

Durante a solenidade, foram realizadas apresentações musicais de Genésio Tocantins, além de performances de sússia e dos Catireiros de Natividade. Já os quadros foram pintados pelo artista plástico John Oliveira, de Araguaína.

Para o governador Mauro Carlesse, no dia em que se celebram os 33 anos do Tocantins, é importante inaugurar um espaço que homenageia pessoas que governaram o Estado e, cada um no seu tempo, deram sua contribuição ao desenvolvimento da região. “Aqui homenageamos líderes pioneiros, aqueles que construíram as primeiras obras estruturantes e a nossa capital Palmas, bem como os que deram continuidade ao trabalho de modernizar e consolidar o Estado”, ressaltou.

“É um momento importante na minha vida, e quero agradecer ao governador Carlesse essa atitude. Este 5 de outubro foi uma data para relembrar tudo o que tem acontecido desde a implantação do Estado, e isso vai se eternizar na memória de quem visitar o Palácio Araguaia”, ressaltou o ex-governador Raimundo Pires dos Santos.

A galeria conta com quadros dos ex-governadores Siqueira Campos, que governou por quatro mandatos (1989-1991/1995-1998/1999-2002/2011-2014); Moisés Avelino (1991/1994); Raimundo Pires do Santos (1998); Marcelo Miranda (2003-2006/2007-2009/2015-2018); Carlos Henrique Amorim (2009-2010); Sandoval Cardoso (2014); e Mauro Carlesse (2018/2019-2022).

Fonte Luminosa

Também foi reinaugurada a Fonte Luminosa, localizada no átrio norte da Praça dos Girassóis. Com jatos d’água que podem chegar a até 15 metros de altura, a fonte passou por manutenção e recebeu nova iluminação.