Autoridades participam de lançamento de programa na região sul do Estado

Por Rubens Gonçalves
20/10/2021 15h47 - Publicado há 2 anos
Cerimônia de Assinatura
Jô Cristina / HD

Acompanhado de outros sete parlamentares estaduais, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade (União Brasil), participou da solenidade de assinatura do programa "Tocando em Frente", do Governo do Estado. O evento aconteceu em Talismã nessa quarta-feira, dia 13, e reuniu prefeitos de 20 municípios da região sul do Estado.

Em seu discurso, Andrade destacou o potencial do programa para a retomada do crescimento da economia tocantinense no pós-pandemia. "É o pontapé inicial de uma iniciativa que ficará marcada na história. Passamos quase dois anos enfrentando essa pandemia, que afetou a todos. Mas agora, com este programa, vamos voltar a crescer e dar oportunidade a todos", concluiu.

De acordo com o Executivo, por meio dos convênios, o Governo do Tocantins está destinando R$ 2 milhões por município para execução de obras, como centros esportivos, quadras de esportes, praças, feiras cobertas e orlas turísticas para cidades banhadas por rios e lagos, mediante a apresentação do respectivo projeto e da documentação necessária para celebrar a parceria.

Já por meio do programa Pró-Município (cujos convênios também foram assinados nessa quarta-feira), um eixo de investimento do Tocando em Frente, o Governo está destinando R$ 1,020 milhão para obras de pavimentação ou recuperação de pavimentos urbanos, totalizando R$ 3,020 milhões. A partir da celebração dos convênios, os municípios ficam responsáveis pela execução das obras.

O programa beneficiará todos os 139 municípios tocantinenses. Nessa etapa, foram contemplados com ordens de serviços para infraestrutura das vias urbanas os municípios de Fátima, Santa Rita do Tocantins, Dueré, Crixás do Tocantins, Aliança do Tocantins, São Valério da Natividade, Gurupi, Formoso do Araguaia, Peixe, Cariri do Tocantins, Sucupira, Figueirópolis, Sandolândia, Paranã, Alvorada, São Salvador do Tocantins, Talismã, Araguaçu, Jaú do Tocantins e Palmeirópolis, que compreendem a Regional de Gurupi.

Participação

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Olyntho Neto (PSDB), Jorge Frederico (MDB), Valdemar Júnior (MDB), Vanda Monteiro (PSL), Valderez Castelo Branco (PP) e Cleiton Cardoso (PTC); os deputados federais Carlos Gaguim (DEM) e Osires Damaso (PSC); além de secretários estaduais e municipais, vereadores e líderes políticos da região.