Presidente da Aleto assina termo de cooperação com o TRE

Por Elpídio Lopes
25/10/2021 15h33 - Publicado há 2 anos
Assinatura de parceria entre a ALETO e o TRE
Assinatura de parceria entre a ALETO e o TRE
Clayton Cristus / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade (União Brasil), assinou na manhã desta terça-feira, 19, Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o objetivo de divulgar campanhas e eventos do tribunal na TV Assembleia. Por parte do TRE, assinou o termo o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, presidente do órgão eleitoral. 

Antonio Andrade celebrou a parceria firmada com o tribunal, a exemplo de acordos já assinados com o mesmo objetivo em conjunto com os demais poderes estaduais. “É isso o que queremos para o Parlamento e os nossos poderes: a divulgação de suas ações, por meio da TV Assembleia”, afirmou o presidente. 

O parlamentar disse ainda ser uma satisfação ter a corte eleitoral como parceira no projeto. “A parceria é importante não só para os poderes, mas principalmente para a comunidade, que receberá informações relevantes para suas vidas”, destacou Andrade. 

O presidente da Aleto ainda anunciou que o sinal da TV será levado brevemente a Porto Nacional e Araguatins, no Bico do Papagaio. 

TRE   

Para o presidente do TRE, o termo assinado também vai favorecer a divulgação do processo eleitoral de 2022. Ele destacou como fundamental a promoção dos projetos do tribunal voltados aos povos indígenas e quilombolas, que precisam de valorização e dedicação especial do órgão no que concerne ao pleito eleitoral. 

“É de suma importância esse convênio, no sentido de levar à sociedade informação do que acontece em relação aos atos do Tribunal Regional Eleitoral na defesa da democracia e da transparência eleitoral”, destacou Helvécio.     

Outros termos assinados 

O termo em conjunto com o TRE foi o quinto assinado pelo presidente da Assembleia. Anteriormente, o mesmo ato de formação de parceria aconteceu com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ), a Defensoria Pública Estadual (DPE) e o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE). 

O evento contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Tocantins, Rolf Vidal, e os parlamentares Nilton Franco (MDB), Fabion Gomes (PL), Valderez Castelo Branco (PP), Amália Santana (PT), Issam Saado (PV), Valdemar Júnior (MDB) e Elenil da Penha (MDB).