João Ribeiro é denunciado na Assembléia

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Deputado Hélcio Santana
O deputado Helcio Santana (PDT) usou a tribuna na sessão ordinária matutina desta quinta-feira, dia 24, para denunciar irregularidades, como o desvio de dinheiro e de bens públicos, cometidas pelo senador João Ribeiro (PL) no período em que foi prefeito de Araguaína. Helcio lembrou que João Ribeiro chegou a ser afastado do cargo por um ano para que fossem apuradas as denúncias e que o autor do decreto da intervenção foi o ex-governador Siqueira Campos (PSDB). Na Assembléia que, na época, era presidida por Raimundo Boi, a matéria foi relatada pelo ex-deputado Everaldo Barros. Uma das acusações relacionadas ao crime de improbidade administrativa, feita pelo deputado Helcio Santana ao senador, é o superfaturamento de combustível entre julho e setembro de 1989. Conforme a documentação apresentada pelo parlamentar, nestes meses, foram comprados mais de 82 mil litros de óleo diesel e o consumo da prefeitura foi de 45.750, “uma enorme diferença de quase 39 mil litros”, avalia. O desaparecimento de veículos adquiridos pela prefeitura de Araguaína “na gestão do atual coordenador político da União do Tocantins”, também foi citado por Hélcio Santana. “Tempos depois, através de uma sindicância do Tribunal de Contas Estadual, encontraram os carros que eram usados por parentes de João Ribeiro totalmente sucateados”, informou. Outra irregularidade apontada pelo deputado é o acúmulo de cargos com o recebimento de gratificação em dobro. “A primeira-dama respondia pela Secretaria de Promoção Social e pela presidência da Fundação Municipal de Assistência Comunitária e era paga indevidamente pelos dois órgãos. Ela tinha que optar apenas por um dos salários”, explicou.