Nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado Luiz Tolentino

Por Dicom/Aleto
09/11/2021 18h09 - Publicado há 2 anos
Ele estava internado em Goiânia, após passar por uma cirurgia
Koró Rocha / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade, e demais parlamentares lamentam a morte do ex-deputado e ex-presidente da Casa, Luiz Tolentino, ocorrida nesta segunda-feira, dia 8, aos 81 anos. Ele estava internado em Goiânia, após passar por uma cirurgia.

O velório será realizado na sede da Assembleia Legislativa do Tocantins, em horário a ser definido.

Tolentino foi um dos mais atuantes deputados do Estado, cujo imenso legado de solidariedade e atuação parlamentar marcou o desenvolvimento do Estado do Tocantins.

Aos familiares e amigos, os mais sinceros sentimentos.

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins

Perfil

Tabelião nascido em Jacundá (PA), Luiz Tolentino foi criado em Araguatins, norte do Tocantins. Começou a envolver-se na vida política enquanto secretário da Prefeitura daquela cidade, ofício que exerceu por dez anos. Foi vereador em 1969 e disputou vaga para deputado estadual em 1988, elegendo-se com expressivo número de votos. Trabalhou como relator do Regimento Interno da Constituição e também foi relator adjunto, fazendo parte da Comissão de Sistematização e percorrendo vários municípios do Estado. Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato como deputado estadual, em 1991. Como presidente, buscou sanar a falta de infraestrutura da Casa, melhorou gabinetes, construiu anexos, instalou o sistema de ar-condicionado e iniciou o processo de capacitação dos funcionários. Foram destinados, em sua gestão, os recursos no orçamento da Casa para a construção da sede definitiva, dando início às obras no ano seguinte. Ficou como suplente no pleito de 1994. Conquistou a vaga de segundo suplente do senador Leomar Quintanilha nas eleições de 2006.