Voto majoritário é a sugestão de Temer para reforma política
A Reforma Política Constitucional foi tema de palestra proferida pelo presidente nacional do PMDB, deputado federal paulista Michel Temer, na manhã desta quinta-feira, dia 28, no auditório da Casa. “Quem se constitui autoridade é servo do povo que o elegeu”, declarou Temer durante sua exposição.
Em sua palestra que contou com um auditório lotado, o deputado – que já foi professor de direito constitucional e tem diversos livros publicados – iniciou a exposição, falando sobre o princípio que está no artigo primeiro da Constituição Federal e que diz que “todo poder emana do povo”.
Este princípio é, segundo Temer, a base jurídica do Estado de Direito. Segundo ele, no exercício do poder quando parcelas da sociedade se organizam nos partidos, verificam-se problemas de representatividade. “É nesse aspecto que entra a importância da reforma política”, afirmou.
Para Michel Temer, a única proposta capaz de fazer o povo compreender, admitir e aplaudir a reforma é o voto majoritário. Por este sistema, os candidatos mais votados são eleitos, sem exigência de distribuição de votos entre candidatos e partido, o que vigora atualmente, o chamado de quociente eleitoral. O deputado disse que irá percorrer o País para convencer o PMDB e o Congresso Nacional a abraçarem a idéia.
Outros eventos Num dia cheio de compromissos, o deputado Michel Temer foi recebido no aeroporto da cidade por diversas autoridades, como os deputados Júnior Coimbra, Eli Borges, Josi Nunes e Iderval Silva, além do governador do Estado, Marcelo Miranda e do presidente da Assembléia, Carlos Henrique Gaguim – todos membros do PMDB. Também estiveram presentes o presidente regional do PMDB Tocantinense, deputado federal Oswaldo Reis e a senadora, Íris Araújo. Em seguida, a comitiva seguiu para o centro de Palmas, onde foi lançada a pedra fundamental da nova sede do partido e inaugurada a sede do seu Diretório Estadual, ambas em Palmas. (Glauber Barros)