Servidores da Aleto participam de discussões na Conferência Nacional da Unale

Por Rubens Gonçalves/Rogério Tortola
30/11/2021 15h01 - Publicado há 8 dias
Evento acontece em Campo Grande (MS)
Evento acontece em Campo Grande (MS)
Joelma Cristina / HD

Além dos deputados estaduais, servidores da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) participam dos debates da 24ª Conferência Nacional da União dos Legislativos Estaduais (Unale), que está sendo realizada de forma mista – online e presencial – em Campo Grande (MS), entre os dias 24 e 26. Um dos temas em discussão é o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 32/220, conhecido como “Nova Administração Pública”.

De acordo com a assessoria de imprensa da Conferência, os participantes do maior encontro legislativo da América Latina, discutem os desafios impostos pela pandemia e os caminhos enfrentados ao redesenho dos parlamentos.

O evento contou ainda com a presença da presidente da Unale, deputada Ivana Bastos, que foi homenageada com uma placa em razão de sua luta no combate à desigualdade sofrida pela mulher no cenário político, firmando a parceria de anos entre as instituições.

Procurador de Justiça aposentado e atual procurador-geral da Aleto, Alcir Rainieri Filho falou sobre a experiência de participar, pela primeira vez, das discussões entre servidores de Assembleias Legislativas de todo o país. “É um ambiente diferente, com riqueza de ideias, principalmente do ponto de vista humano, uma vez que temos um país com dimensões continentais, com grande diversidade cultural, mas que se entende muito bem”, explicou.

Além da PEC 32, são debatidas por servidores dos Legislativos a aplicação de tecnologias nas Assembleias e a importância das Polícias Legislativas, entre outros temas. Para a coordenadora de Relações Públicas e Cerimonial da Casa, Luciana Fonseca, a participação dos servidores é essencial para a troca de experiências com colegas de outras Assembleias. “É uma grande oportunidade para nos atualizarmos sobre as legislações que regem nosso trabalho”, concluiu.