Governador envia mensagem à Aleto na retomada dos trabalhos legislativos

Por Penaforte Diaz
08/02/2022 14h59 - Publicado há 2 anos
Entrega aconteceu durante a abertura dos trabalhos na Casa
Clayton Cristus / HD

Com a presença do governador em exercício do Estado, Wanderlei Barbosa (sem partido), os deputados retomaram as sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) nesta terça-feira, dia 1º, após o recesso parlamentar do mês de janeiro. Conforme o Regimento Interno da Casa, a sessão inaugural abre oficialmente os trabalhos do 1º Período Legislativo da 4ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura.

O ponto alto da sessão foi a entrega da Mensagem de Governo do chefe do Executivo ao presidente da Assembleia, deputado Antonio Andrade (PSL). O documento aponta os avanços já alcançados pela atual gestão, além dos desafios a serem enfrentados em áreas estratégicas, como planejamento, gestão, infraestrutura, comunicação, logística e desenvolvimentos social, econômico, agropecuário e ambiental no ano de 2022.

Em seu pronunciamento, o governador prometeu avanços no sistema de educação do Estado, valorização dos servidores (como o cumprimento das datas-bases e progressões, conforme determina a legislação), a ampliação das ações de enfrentamento à pandemia, assim como adequar a gestão dos gastos públicos às necessidades da população.

Também se comprometeu a preservar e ampliar a malha viária do Tocantins, promover a regularização fundiária, dar mais apoio aos municípios – especialmente na urbanização das cidades –, fortalecer a segurança pública e os direitos humanos, além de ampliar investimentos nos parques industriais do Estado. Por fim, anunciou a proposta de criação da Secretaria do Turismo e uma fundação do Esporte.

A mensagem foi bem recebida pelo plenário, que manifestou apoio às ações de Governo. Os deputados elogiaram as primeiras medidas do Executivo no enfrentamento dos problemas decorrentes das enchentes e no combate à pandemia, bem como assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade. Também destacaram o dinamismo, o compromisso e a postura democrática do governador diante das demandas apresentadas pela comunidade e a classe política que, segundo os parlamentares, têm gerado mais esperanças ao povo.

“Sua presença engrandece o Parlamento tocantinense e fortalece nossa luta por um Tocantins mais forte e desenvolvido. Quero agradecer especialmente seu apoio ao Hospital do Amor, quando destinou verbas para essa importante causa, que é de todos nós. Assim, esperamos firmar essa parceria que vai garantir mais benefícios e prosperidade à sociedade tocantinense”, afirmou Antonio Andrade.

Também manifestaram seu apoio os parlamentares Elenil da Penha (MDB), Amélio Cayres (Solidariedade), Issam Saado (PV), Luana Ribeiro (PSDB), Valdemar Júnior (MDB), Vanda Monteiro (PSL), Zé Roberto Lula (PT), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV), Clayton Cardoso (PTC), Fabion Gomes (PL), Jair Farias (MDB), Ivory de Lira (PCdoB), Jorge Frederico (MDB), Valderez Castelo Branco (PP) e Professor Júnior Geo (PROS).

Missa

Antes da sessão plenária, os deputados participaram de uma missa solene, iniciada às 8h30, na capela da Casa, celebrada pelo arcebispo Dom Pedro Guimarães.