Criado Colegiado de Presidentes de Parlamentos

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Presidentes das Assembléias
O Colegiado Permanente dos Presidentes das Assembléias Legislativas brasileiras foi criado durante a primeira reunião de gestores dos Parlamentos Estaduais que aconteceu, no último dia 28, no Palácio 9 de Julho, sede do Poder Legislativo paulista. A direção que irá conduzir os trabalhos do colegiado será composta de acordo com a divisão regional do País e eleita por maioria simples para um mandato de um ano. Segundo o presidente do Legislativo tocantinense, deputado César Halum (PFL), o objetivo do colegiado é melhorar a imagem política e administrativa parlamentar, através da integração e do intercâmbio das assembléias. “O atual momento político é delicado e tem afetado a todos nós. Temos a obrigação de mudar isto e mostrar ao povo que ainda existe seriedade no meio político. A cada dois meses, nós vamos nos reunir para discutir e nos manifestar sobre assuntos relacionados ao Parlamento”, comentou. Outra finalidade do Colegiado Permanente de Presidente das Assembléias é defender a independência do Poder e de suas competências legislativas, como a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais dos parlamentares. “O Legislativo é o mais importante instrumento para a manutenção da democracia, por isto deve estar comprometido com a justiça social e zelar pelo respeito aos ditames constitucionais”, concluiu Halum. Buscar meios para acelerar o desenvolvimento econômico nacional e regional sustentável, “respeitando as peculiaridades de cada Estado”, é mais um objetivo apontado por César Halum. “Com a realização desses encontros bimestrais vamos, com certeza, procurar discutir os interesses comuns da Nação e de cada sociedade regional”.