Nilton Franco reúne 200 agropecuaristas para pedir ao Governo implantação de patrulhamento no campo

Por Aurielly Painkow
23/02/2022 13h24 - Publicado há 2 anos
Nilton Franco pede ao Governo a Implantação de patrulha no campo e DEleagro
Aurielly / HD

O deputado estadual, Nilton Franco, reuniu nesta quarta-feira, 23, na Assembleia Legislativa, mais de 200 agropecuaristas do Vale do Araguaia, prefeitos da região e demais lideranças para debater o patrulhamento do campo e a criação da Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro).

O parlamentar que conduziu  toda a reunião, abriu as portas da Assembleia para esta pauta e tem conduzido  o debate com o Governo para atender o clamor dos agropecuaristas.

A Deleagro será especializada no monitoramento e atendimento a ocorrências em propriedades rurais para análise criminal e formulação de políticas eficazes no combate aos delitos no campo.

O parlamentar apresentou ainda no ano passado, no mês de outubro, requerimento na Assembleia Legislativa solicitando do Governo do Estado a implantação desta delegacia especializada, além do patrulhamento no campo.

A vice-prefeita de Paraíso do Tocantins, Raquel Ogawa, reconheceu os esforços de Nilton Franco, e de público agradeceu a iniciativa do parlamentar em abraçar esta bandeira. “Nosso coração chegou cheio de esperança e está saindo cheio de certezas, para você deputado tiro meu chapéu”, ressaltou a agropecuarista.

“A implantação do patrulhamento e da delegacia são urgentes e se fazem necessários em razão do alto índice de crimes na área rural registrados, em respeito a vida dos produtores e a importância deste setor para a economia do estado e do país”, defendeu Nilton Franco.

Durante o evento o secretário de segurança pública, Wlademir Costa, informou que já está sendo estudado o projeto para criação de uma delegacia especializada em crimes do campo, mas até sua implantação a Deic (Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado) foi designada para atender inicialmente essas demandas.

*Dados*

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, o Estado registou 153 roubos em área rural, 1.237 furtos e 05 roubos seguidos de morte, isso ano passado. Já em 2020 foram 117 roubos, 874 furtos e 01 roubo seguidos de morte.

*Estavam presentes*

O presidente da AL-TO, Antônio Andrade, o secretário de segurança pública, Wlademir Costa, o comandante geral da Polícia Militar, coronel, Júlio Manoel da Silva Neto,
a vice-prefeita de Paraíso do Tocantins, Raquel Ogawa da Silva, que também é agropecuarista, os prefeitos Nezita (Monte Santo), Flavão (Divinópolis) Adauto (Chapada de Areia), Geciran (Dois Irmãos), Manoel Moura (Abreulândia), Marquinhos (Araguacema) e o presidente do Consórcio de Prefeitos do Vale do Araguaia, Isaías Piagem (Marianópolis) e os produtores rurais.