Aleto empossa Wanderlei Barbosa como governador do Estado
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) empossou na noite desta sexta-feira, 11, o governador em exercício Wanderlei Barbosa (sem partido) de forma definitiva no cargo de chefe do Executivo estadual até 31 de dezembro do corrente ano.
A posse foi possível após o titular, Mauro Carlesse (União Brasil), que se encontra afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), protocolar renúncia na Aleto na tarde desta sexta-feira, e o pedido ser aceito pelo Parlamento.
O processo de impeachment que Carlesse vinha sofrendo na Casa teria sua análise em segundo turno pelos deputados estaduais na tarde desta sexta-feira, mas foi extinto mediante a renúncia mencionada e o parecer do Parlamento.
Wanderlei Barbosa fez o juramento à Constituição Estadual, assinou o termo de posse e recebeu a faixa das mãos do presidente da Aleto, deputado Antonio Andrade (União Brasil).
Ao pronunciar-se, o governador empossado afirmou que não está em busca de poder, mas de fazer um mandato para melhorar a vida do povo tocantinense.
Wanderlei mencionou que vai chamar concursados do Sócio-Educativo e Polícia Penal, e está enviando para recrutamento 1.500 policiais. “Nosso Estado precisa de homens nas ruas”, afirmou.
O gestor disse que vai pagar os passivos dos professores e discutir com outras categorias com vistas a pagar direitos aos servidores. O chefe do Executivo estadual lembrou o aporte de R$ 2 milhões a todos os municípios para melhorar praças e vias urbanas.
“Não serei governador de protocolo. Agirei de forma simples: a minha vida vai considerar os problemas e encontrar as respectivas soluções. Vamos melhorar a estrutura para os empresários e daremos prioridade à Saúde”, garantiu.
Wanderlei encerrou seu discurso defendendo a vacinação contra a Covid-19, pedindo cuidados com a pandemia e prevendo que as precauções irão permitir em breve a não-obrigatoriedade do uso de máscaras.
O presidente da Casa de Leis Antônio Andrade desejou sucesso a Wanderlei e colocou o Legislativo a disposição do seu governo.
Além da presença de todos os parlamentares da Casa, participaram da solenidade a prefeita de Palmas, Cíntia Ribeiro (PSDB); os deputados federais Celio Moura (PT) e Osires Damaso (PSC); o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), Napoleão Sobrinho; a defensora pública-geral Estellamaris Postal; o procurador-geral de Justiça, Luciano Casarote; o ex-governador do Tocantins, Raimundo Boi, dentre outros convidados.