Bicentenário da Potência Maçônica Grande Oriente do Brasil será comemorado na Assembleia

Por Weslene Rocha - Ascom Jorge Frederico
06/04/2022 15h35 - Publicado há 2 anos
Evento acontecerá na próxima quinta-feira, dia 7
Dicom/Aleto / HD

Na próxima quinta-feira, dia 7, às 9 horas, o ano do bicentenário da Potência Maçônica Grande Oriente do Brasil (GOB), a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins fará uma sessão solene alusiva aos 200 anos de sua fundação. Na oportunidade serão comemorados também os 33 anos do GOB Tocantins. As celebrações na Casa foram propostas pelo deputado Jorge Frederico (Republicanos).

Estarão presentes na solenidade o Grão-Mestre Geral da Maçonaria do Brasil, Múcio Bonifácio Guimarães; Eminente Grão-Mestre Estadual, Paulo Eduardo Tavares Vieira; Grão-Mestre Estadual Adjunto, Goiamar Regino Magalhães Junior.

O Grande Oriente do Brasil  – Tocantins surge no Estado motivado pela criação do novo ente federativo, por imposição da Constituição de 1988, e a necessidade dos maçons de se organizarem em sua nova aqui.

Grande Oriente do Brasil

O Grande Oriente do Brasil é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica). O GOB teve participação ativa em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura, a Proclamação da República e a Independência do Brasil.

Fundado em 17 de junho de 1822, o Grande Oriente do Brasil surgiu na Cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, por iniciativa de três Lojas Maçônicas: Loja Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy.

Em 1960, sua sede administrativa mudou para Brasília, com sua instalação em 1978 no Palácio Maçônico Jair Assis Ribeiro, uma homenagem ao importante nome da Maçonaria e Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil.