Após reivindicação de Vilmar, Unitins vai implantar polo em Colméia

Por Cristiane Lima
06/05/2022 16h22 - Publicado há 1 ano
Jesmiel Borges / HD

A Universidade do Tocantins – Unitins vai implantar um polo de ensino na cidade de Colméia. A audiência pública para apresentação do projeto de expansão de educação superior da universidade ocorreu por meio de audiência pública, realizada na manhã desta sexta, 6, na Câmara Municipal da cidade, com autoridades, comunidade estudantil e docente.

O projeto é direcionado para cidades com até 10 mil habitantes, onde não há oferta de ensino superior gratuito. A inclusão de Colméia no rol dos municípios a serem contemplados é uma solicitação do deputado Vilmar.

Durante sua participação no evento, Vilmar destacou que a educação tem sido uma das prioridades do governador Wanderlei Barbosa em sua gestão e parabenizou o Reitor da Unitins e toda a equipe envolvida neste processo pela inicitiva. “A formação acadêmica e profissionalizante  abre uma grande porta de capacitação para os municípios e possibilidade de mais e renda”, comentou o parlamentar sobre este projeto de expansão e a importância dele para o município de Colméia.

15 novos polos da Unitins

Durante a audiência, o reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos, frisou o ensino integralmente público que o Estado oferece hoje por meio de 17 cursos em cinco cidades e a intenção de expandir ainda mais o alcance da educação superior pública.

O projeto de expansão é que 15 cidades recebam cursos tecnólogos, com duração de 2 e 3 anos, especialmente profissionalizantes, para atender a demanda por capacitação. As escolas estaduais serão parceiras neste projeto, oferecendo a infraestrutura para que as aulas ocorram no contraturno do ensino médio regular.

Em Colméia, uma comissão deve analisar o catálogo de cursos disponíveis nesse projeto para escolher os que melhor se adequem às necessidades do município. O projeto é oferecer até sete cursos por município. Inicialmente, a previsão é que três ou quatro cursos sejam implantados.