Deputados prestigiam abertura da maior feira agrotecnológica da região Norte

Por Rubens Gonçalves - Com informações da Secom/TO
18/05/2022 15h32 - Publicado há 1 ano
Solenidade aconteceu nesta quarta-feira, 11
Clayton Cristus / HD

Acompanhado de outros 14 deputados, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), Antonio Andrade (Republicanos), participou da abertura oficial da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022). A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11, no Parque Agrotecnológico do Estado, em Palmas.

Em seu discurso, o presidente do Legislativo destacou a força do agronegócio tocantinense, refletida na Agrotins, e a contribuição da Casa de Leis em prol do setor. “A Aleto sempre esteve ao lado dos que lutam pelo desenvolvimento do Estado, e o agronegócio é a força que impulsiona o nosso crescimento, gerando emprego e renda. Vocês [produtores rurais] têm a nossa admiração; do maior ao menor, todos têm o seu valor e participam da construção de um Tocantins forte e eficiente”, disse.

Segurança

Um dos exemplos diretos da atuação parlamentar em relação ao homem do campo – citado por Andrade – é a implantação da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais (Deleagro), anunciada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Demandada pelo deputado Nilton Franco (Republicanos), a delegacia, que terá sua sede em Palmas, atenderá as regiões do Vale do Araguaia e Porto Nacional, locais onde os produtores rurais vêm sofrendo com várias ocorrências.

A Deleagro será implantada com o apoio de emendas parlamentares, no valor de R$ 300 mil, destinadas por Nilton Franco, Antonio Andrade e Cláudia Lelis (PV).

Comenda

Durante a solenidade, Antonio Andrade e demais deputados homenagearam oito produtores rurais com a entrega da Comenda do Mérito do Agronegócio do Estado do Tocantins, concedida a pessoas ou entidades responsáveis por relevante contribuição para o fomento do agronegócio.

Foram agraciados com a honraria Cloves Oliveira Valadão (empresário do agronegócio); Daniel de Brito Fragoso (engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa); Epaminondas de Andrade (pecuarista); Felismino Coelho Alves Filho (servidor de carreira do Ruraltins); José Severino Resende Neto (fruticultor); Maurício Buffon (agricultor); Ricardo Khouri (produtor rural); e Vayrene Milhomem da Silva (agricultora familiar).

A feira

Com o tema central “Integrar: Intensificar e Preservar”, a feira teve início nesta terça-feira, 10, e segue até sábado, 14, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.

Considerada a maior feira agrotecnológica da Região Norte do país, a Agrotins visa apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a agricultura sustentável. De acordo com o Governo do Estado, a presente edição espera reunir cerca de 120 mil visitantes e movimentar pelo menos R$ 2 bilhões em volume de negócios.

A Agrotins 2022 conta com estandes, vitrines e pavilhões com palestras, minicursos, rodas de conversa e exposição de pesquisas, projetos, tecnologias e comercialização dos produtos, além de uma rádio exclusiva com programação de entrevistas, destaques e informações sobre o evento, todos os dias. A estrutura ainda dispõe de estacionamento amplo, banheiros, restaurante e lanchonetes.

Participações

Também participaram da solenidade os parlamentares Cleiton Cardoso (Agir), Olyntho Neto (Republicanos), Vilmar de Oliveira (Solidariedade), Cláudia Lelis, Vanda Monteiro (União Brasil), Nilton Franco, Leo Barbosa, Ricardo Ayres, Valderez Castelo Branco e Amélio Cayres (Republicanos), Ivory de Lira (PCdoB), Fabion Gomes (PL), Luana Ribeiro (PCdoB) e Elenil da Penha (MDB). Os deputados federais Carlos Gaguim (União Brasil) e Vicente Júnior (PP); o senador Irajá Abreu (PSD); secretários de Estado, prefeitos e vereadores.