Deputado cobra ação para diminuir sobrecarga nos hospitais

Por Elpidio Lopes
19/05/2022 12h22 - Publicado há 1 ano
Assunto foi debatido pelo emedebista Elenil da Penha
Assunto foi debatido pelo emedebista Elenil da Penha
Clayton Cristus / HD

Da tribuna da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), na manhã desta terça-feira, 17, o deputado Elenil da Penha (MDB) solicitou do Governo e demais órgãos ações que diminuam a sobrecarga nos hospitais de Estado. O parlamentar lembrou que situações como a falta de planejamento de público em eventos festivos deixam de prevenir incidentes que causam danos que resvalam para os leitos hospitalares e para as delegacias.

Os casos de brigas e acidentes automotivos, entre outras circunstâncias, segundo Elenil, são fatores que contribuem para o caos hospitalar, e que poderiam ser evitados.

O deputado disse que o Governo estadual protocolou na Assembleia relatório tratando da situação e sugere que os parlamentares aproveite a oportunidade para debater as demandas da saúde no Tocantins. “Precisamos ter policiamento ostensivo e políticas públicas, além de por em prática o que foi discutido no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamental (LDO) e cuidar da população e dos servidores que também sofrem com a realidade”, destacou o parlamentar.

“Sei que não é fácil para o Executivo e para um diretor de hospital ver a sobrecarga das unidades de saúde, mas é por isso que as cabeças pensantes que estão nos diversos cargos precisam encontrar meios de enfrentar e solucionar essa realidade”.

Zé Roberto

O deputado Zé Roberto Lula (PT) também foi à tribuna e entre outros temas tratou da ocorrência de diversos casos de tuberculose que estão acometendo os indígenas Apinagé em Tocantinópolis. O petista afirmou que vai procurar a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para cuidar da comunidade nativa que, inclusive, está protestando em defesa do atendimento da secretaria especializada.