Escola do Poder Legislativo será inaugurada nesta segunda-feira

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Curso de Informática
Com o objetivo de oferecer aos parlamentares e aos servidores conhecimentos para desempenhar com eficácia as atribuições de seus cargos, será inaugurada, nesta segunda-feira, dia 17, às 20 horas, no auditório da Assembléia, a Escola do Poder Legislativo do Tocantins. Presente hoje em 22 das 27 assembléias brasileiras, a escola oferece cursos de capacitação relacionados ao dia-a-dia da Assembléia. "Processo legislativo", "Sistema eleitoral", "Licitação e contrato", "Orçamento público" e "Administração legislativa" são alguns exemplos de cursos a serem ministrados pelo Poder Legislativo, em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). No Parlamento Tocantinense, já está sendo realizado, desde o último dia 3, como parte do programa da escola, um curso de informática com ênfase nos programas Windows XP, Word e Internet. O curso tem duração de aproximadamente de 30 dias e, segundo o diretor de área de Informática da Casa, Jarlido Saraiva, tem como novidade a inclusão de bolsa de estudos para dez alunos de escola estadual, além das vagas destinadas aos servidores. Saraiva informou, ainda, que a próxima turma deve começar as atividades em janeiro. Outro grande atrativo da Escola do Legislativo é a oferta de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e seqüenciais, através de convênios com renomadas instituições de ensino. Os cursos têm como objetivo fomentar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, voltadas para o aprimoramento institucional e para qualificar os servidores, melhorando a prestação de serviços públicos. O processo de modernização das 139 câmaras municipais do Estado também será estimulado, através da integração com a Assembléia Legislativa do Tocantins e do intercâmbio com os legislativos brasileiros, permitindo um mútuo aperfeiçoamento, por intermédio da troca de experiências. Para o presidente do Legislativo Tocantinense, deputado César Halum (PFL), a integração entre a Assembléia e as câmaras municipais, através da Escola do Legislativo, irá trazer grandes vantagens para a população. "Tenho certeza de que a harmonia entre a Assembléia e as câmaras vai proporcionar maior credibilidade para os cidadãos e elevar o nível deste Poder, além, é claro, de embasar os legisladores para solucionar os problemas apresentados pela comunidade tocantinese", enfatizou o presidente. Estão confirmadas, para o evento, as presenças do diretor do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e presidente da Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos (Abel), Florian Madruga, e do governador Marcelo Miranda, além de deputados, prefeitos, vereadores e várias outras autoridades. Após o lançamento do programa, será oferecido um coquetel no hall da Casa. Seminário Ainda como parte da programação de lançamento da Escola do Poder Legislativo, será realizado, no dia 18, o seminário "Licitações e Contratos Administrativos". O evento acontecerá no auditório da Assembléia Legislativa, das 8h às 12h e, à tarde, das 14h às 18h.