Após requerimento do deputado Fabion, governo vai investir R$ 11,8 milhões na pavimentação da TO-415

Por Dirceu Leno
25/05/2022 11h21 - Publicado há 1 ano
Deputado Fabion também requereu a recuperação das Rodovias TO-126; TO-210 e; TO-010
Clayton Cristus - Dicom / HD

Após solicitação, do deputado estadual Fabion Gomes (PL), através de requerimento n° 084/2022, aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa, em 09 de fevereiro do corrente ano, a Rodovia TO-415 que interliga os municípios de Nazaré, Santa Terezinha e Palmeiras do Tocantins, receberá mais de R$ 11,8 milhões de investimentos do Governo do Estado, em pavimentação.

A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado n° 6.093, edição desta terça-feira (24), que torna pública a homologação e a contratação da empresa EDECONSIL Construções e Locações LTDA, para a execução dos serviços de conservação da malha rodoviária.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação, o contrato prevê a recuperação de 31 Km da rodovia, com estimativa de R$ 382 mil por cada quilômetro executado. As obras têm prazo de 12 meses para serem entregues, e o governador Wanderlei Barbosa deverá fazer o lançamento da Ordem de Serviço nos próximos dias.

Ao justificar o requerimento solicitando a recuperação da TO-415, Fabion Gomes destacou a importância da rodovia para a região do Bico do Papagaio. “As fortes chuvas que caíra nos últimos anos e a falta de conservação da malha asfáltica, ocasionaram a danificação do pavimento. Esta rodovia é a principal ligação entre os municípios de Palmeiras, Santa Terezinha e Nazaré, sendo um dos trechos responsáveis pela locomoção de pessoas e veículos”, informou.

Fabion relevou ainda que a atual condição da rodovia encarece e dificulta o escoamento da produção, danificando veículos ou forçando a tomada de rotas mais longas por outras rodovias. “A má conservação das estradas é um dos principais fatores na ocorrência de acidentes, muitas vezes com vítimas fatais”, destacou o parlamentar.

Ao tomar conhecimento da contratação da empresa para a execução das obras, o deputado Fabion Gomes comemorou os investimentos do Governo e agradeceu ao governador, por entender o significado e urgência recuperação da rodovia.

“Agradeço imensamente ao governador Wanderlei Barbosa por atender nossa solicitação. Trabalhamos juntos, somando forças, e nossa região será contemplada com esse investimento importante em infraestrutura. Esta obra vai beneficiar milhares de tocantinenses, evitar acidentes, garantir o transporte de alimentos, e o trânsito das pessoas com segurança. Só temos a agradecer ao governo do Estado pelo atendimento desta demanda”, ressaltou Fabion.

Outros requerimentos

Vale destacar também que o deputado Fabion requereu ao Governo do Estado, junto a Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação a recuperação/pavimentação das rodovias TO-126 (trecho entre Maurilândia a Itaguatins), TO-210 (trecho entre Tocantinópolis ao entroncamento da BR-230) e TO-010 (trecho entre Araguatins a Buriti do Tocantins). A informação é que nos próximos dias a homologação dos contratos para execução das obras devam ser publicadas no Diário Oficial do Estado.