Planejamento em segurança pública é cobrado em sessão da Aleto

Por Elpidio Lopes
31/05/2022 11h23 - Publicado há 1 ano
A cobrança foi feita pelo deputado Junior Geo
A cobrança foi feita pelo deputado Junior Geo
Clayton Cristus / HD

O deputado Professor Júnior Geo (PSC) cobrou na manhã desta quarta-feira, 25, planejamento do governo estadual em relação à Segurança Pública. O parlamentar dedicou sua fala na tribuna da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) à região de Porto Nacional, que hoje conta, segundo ele, com um terço do efetivo policial de 20 anos atrás.

Para Geo, a população da região aumentou, mas o número de policiais diminuiu e o planejamento não existe. “Se tivéssemos planejamento, teríamos estatísticas sobre o aumento dos crimes e a necessidade proporcional do efetivo policiamento para a região”, destacou.

Geo lembrou ainda que Porto Nacional não responde apenas por si, mas também por diversos municípios, como Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo e Fátima, por exemplo. "Talvez algumas autoridades não se preocupem com segurança pública por terem agentes em sua guarnição, como é o caso do próprio chefe do Executivo. É necessário que assim seja, mas é também necessária a segurança à população em geral", avaliou.

“Segurança pública não é gasto; segurança pública é investimento”, alertou o deputado. E, no desenrolar de sua exposição, afirmou ter destinado R$ 1,5 milhão em emendas para a segurança pública, valor que não foi pago, segundo alegou.

Saúde pública

Ao criticar a falta de pagamento de emendas de sua autoria destinadas à Saúde, Júnior Geo também fez referência à área. Conforme o parlamentar, foram R$ 1.066.250,00 para os hospitais de Paraíso, Porto Nacional e Gurupi, quantia que também não foi paga. ”Emendas que são um direito do deputado e obrigação do Governo de pagar”, considerou.

"Com a falta dos pagamentos, quem padece são as pessoas, que muitas vezes vão a óbito por falta de investimento do Estado", concluiu.