Assinado termo de parceria entre Escola do Legislativo e Câmara Municipal de Cariri

Por Rubens Gonçalves
31/05/2022 18h46 - Publicado há 1 ano
Assinatura aconteceu durante curso voltado para vereadores
Koró Rocha / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade (Republicanos), assinou nesta segunda-feira, 30, protocolo de intenções, com vistas a parcerias entre a Escola do Legislativo e a Câmara Municipal de Cariri do Tocantins. A assinatura aconteceu durante visita do chefe da Casa de Leis à abertura de um curso sobre Noções de Orçamento Público, Legislação Eleitoral e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ministrado na sede da Escola, em Palmas, e voltado aos vereadores da região sul do Estado.

De acordo com o documento – assinado também pelo presidente da Câmara de Cariri, Professor Ederson Soares –, o protocolo será oficializado posteriormente por meio de Termo Técnico. O objetivo da parceria é estabelecer cooperação técnica e intercâmbio cultural, científico e tecnológico, visando à troca de experiências, informações e aperfeiçoamento funcional e institucional dos vereadores e servidores do Legislativo municipal de Cariri.

Durante a assinatura, o presidente da Aleto destacou as ações da Escola do Legislativo, tanto na formação de vereadores, servidores das Câmaras e da Assembleia, como da comunidade em geral, já que são também oferecidos cursos de idiomas, cursinhos preparatórios para o Enem e concursos públicos, entre outros, abertos à população.

Para Andrade, esse trabalho é tão importante que certamente terá continuidade nas próximas gestões da Assembleia. “Enquanto pudermos fazer essas parcerias, vamos fazer. E podem ter certeza de que o próximo presidente da Casa [a partir do próximo ano] não terá como não dar continuidade a esse trabalho, porque isto aqui é muito importante, para o Legislativo e para a comunidade, que muitas vezes não tem como pagar cursinhos pré-vestibulares, por exemplo, que são muito caros”, disse.

Conhecimento

Em seu discurso, o representante da Câmara de Cariri afirmou que seu desejo é ter uma Escola do Legislativo local. Enquanto isso não é possível, porém, disse estar feliz pela parceria com a Escola da Aleto. “É motivo de grande alegria para a Câmara Municipal de Cariri do Tocantins. O conhecimento liberta, transforma e empodera. É através dele que podemos mudar a nossa realidade local, e a Escola do Legislativo levará isso para o nosso município”, enfatizou Ederson Soares.

Apoio

A Escola do Legislativo existe há muitos anos, mas somente na atual gestão suas ações foram postas em prática, na capital e em diversos municípios tocantinenses, como lembrou seu diretor, Homero Barreto Júnior. “Iniciamos nossos trabalhos em 2019, na gestão do presidente Antonio Andrade, e já realizamos ações de norte a sul do Estado. Ações que têm feito a diferença na vida de muitas pessoas, a exemplo dos estudantes que assistem às aulas dos nossos preparatórios para o Enem e pré-vestibulares”, destacou.

A proposta

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins tem, entre outras missões, oferecer cursos voltados para a capacitação técnica nas funções legislativas, especialmente aquelas voltadas à elaboração de leis, estudos sobre matérias orçamentárias, finanças públicas e ao exercício do poder de fiscalização.

Em cooperação com outras instituições de ensino, promove também complementos de estudos para os servidores em todos os níveis de escolaridade e cursos.

Em seu programa pedagógico, constam ainda cursos preparatórios para concurso público e para o Enem, cursos de Inglês, Francês e Espanhol, coral, redes sociais e web designer. Todos idealizados conforme a demanda do público-alvo.