Censo 2022 no Tocantins é lançado em cerimônia

Por Elpídio Lopes
30/08/2022 16h23 - Publicado há 1 ano
Lançamento do Censo 2022
Lançamento do Censo 2022
Clayton Cristus / HD

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o Censo Demográfico 2022 no Tocantins, na manhã desta segunda-feira, dia 1º, em cerimônia realizada em frente à Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), na Praça dos Girassóis em Palmas.  

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) parabeniza o órgão de estatística nacional, bem como seu quadro de servidores e pesquisadores, colocando-se à disposição para colaborar na divulgação das ações e na cooperação com o Poder Legislativo estadual.  

Na oportunidade, o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, garantiu que o momento é uma marca histórica para o Estado e para o Brasil. “Hoje começamos um trabalho gigantesco, conduzido por uma equipe muito bem preparada, com a missão de levantar informações para se construir um Brasil ainda melhor. Gostaria de dividir esta felicidade com todos vocês”, destacou.  

O secretário de Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura, destacou que a Seplan se sente honrada por representar o Governo Estadual como parceiro do IBGE na realização do Censo 2022. 

O secretário frisou que os dados serão processados em forma de planejamento para que o Estado possa realizar políticas públicas adequadas à população estadual.  

Censo 2022  

Nos próximos três meses, mais de 183 mil recenseadores visitarão cerca de 75 milhões de domicílios, nos 5.570 municípios do país. A estimativa é de que sejam contabilizadas cerca de 215 milhões de pessoas.  

No Tocantins, a estimativa é de que mais de 500 mil domicílios sejam visitados por 1.374 recenseadores, nos 139 municípios. A coleta segue até o dia 31 de outubro.  

Paulo Ricardo Amaral recomenda que, para o sucesso do censo, os moradores abram suas portas para os recenseadores e respondam ao questionário corretamente.  

É importante ressaltar que o IBGE preserva inteiramente o sigilo das informações prestadas nos questionários aplicados em domicílio.