Deputado cobra realização de concursos públicos

Por Elpídio Lopes
15/10/2022 06h37 - Publicado há 1 ano
Demandas foram apresentadas na sessão desta terça-feira, 11
Clayton Cristus / HD

O deputado Professor Júnior Geo (PSC) solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade (Republicanos), a realização de concurso público para a Casa de Leis. A demanda foi apresentada durante sessão matutina desta terça-feira, 11.

Segundo Geo, o presidente da Casa prometera realizar o certame ainda neste ano. Em resposta ao colega, Andrade disse que o certame será realizado, caso possa fazê-lo com a segurança jurídica necessária.

De acordo com Geo, é necessária a preparação do concurso para provimento de cargos na Assembleia Legislativa. “São muitos os que lutam pelo concurso público e querem contribuir com o trabalho desta Casa, e o concurso é o instrumento para isso”, ressaltou.

Educação

Geo também requereu informações à Secretaria de Estado da Educação sobre as próximas fases do concurso da Educação Básica. Expediente de sua autoria com essa finalidade foi apresentado na sessão de hoje.

“Não podemos construir uma educação de qualidade com o troca-troca de professores a cada semestre ou a cada ano letivo. A Educação exige continuidade”, avaliou Geo, ao cobrar a realização das próximas fases de preparação do concurso da Educação.

O parlamentar lembrou ainda que os prazos previstos pela comissão organizadora estão todos vencidos, e que já está na hora de providenciar o certame. “Eram 60 dias de prazo, e já se passaram seis meses da instituição da comissão organizadora; então queremos o cronograma de ações”, cobrou.

Prejuízo

Para Júnior Geo, a improvisação de cargos comissionados prejudica a população, com a ineficiência na prestação dos serviços públicos, e o prejuízo com o não-recolhimento da contribuição previdenciária desses comissionados para o Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), uma vez que o contrato precário é recolhido para o INSS.

Anteriormente, o deputado já tinha agradecido a confiança e os votos que garantiram sua reeleição ao parlamento estadual.