Outubro Rosa tem programação especial na Aleto

Por Luiz Pires - Com informações do INCA
18/10/2022 13h05 - Publicado há 1 ano
Eventos terão início na Casa na terça-feira, 18
Eventos terão início na Casa na terça-feira, 18
Divulgação/internet / HD

O movimento de conscientização para detecção precoce do câncer de mama, denominado Outubro Rosa, tem programação especial aberta ao público nesta semana na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

Na terça-feira, dia 18, às 08h30, haverá apresentação do Coral Rosa, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, na entrada principal da Casa. Em seguida, os deputados realizam sessão ordinária no plenário. 

No mesmo dia, às 14 horas, será realizado um culto de ação de graças na Sala de Oração, localizada no subsolo da Assembleia Legislativa. Durante o culto, várias servidoras darão testemunhos do sucesso na luta contra o câncer de mama.

No dia 19, quarta-feira, com início às 08h30, haverá uma sessão especial de ginástica laboral para as servidoras da Assembleia Legislativa, sendo importante ressaltar que a prática de exercícios físicos é  fundamental na prevenção do câncer de mama, assim como de outras doenças.

Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção do câncer de mama – o laço cor de rosa – foi lançado pela Fundação Susan G. Komem for the cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alteração do bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou região embaixo dos braços (axilas).

Com informações do Instituto Nacional do Câncer.