Coral da Liga Feminina apresenta-se na Aleto

18/10/2022 17h34 - Publicado há 1 ano
A apresentação aconteceu na manhã desta terça-feira, 18
Isis Oliveira / HD

Dentro da programação do movimento denominado “Outubro Rosa”, que é realizado nacionalmente todos os anos nesta época, o Coral Rosa da Liga Feminina de Combate ao Câncer apresentou-se no Hall da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) na manhã desta terça-feira, 18.

O coral apresentou-se sob a regência da maestrina Nacha Moreto, acompanhado do músico Jorge Menares, ambos ex-integrantes do grupo “Raíces de América”. Na oportunidade, o presidente da Casa, Antonio Andrade (Republicanos), manifestou alegria ao receber o Coral Rosa.

Eleito para o mandato de deputado federal, Andrade afirmou que vai poder ajudar ainda mais na construção do Hospital de Amor do Tocantins, que, segundo ele, encontra-se com 45% das obras concluídas. “Vamos amenizar o sofrimento de muitas pessoas em tratamento de câncer, e que não precisarão mais se tratar em Barretos [SP]”, afirmou.

Esposa do presidente, Virgínia Andrade disse ser uma honra receber o coral na Assembleia Legislativa. Ela desejou que o movimento de prevenção ao câncer não aconteça apenas nos meses de outubro, mas o ano todo.

A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Mônica Luzia Marques, explicou que a Liga realiza duas funções básicas: a prevenção ao câncer e a assistência aos pacientes oncológicos de baixa renda. “A nossa instituição está em Palmas desde 2001. Neste ano completamos 21 anos de trabalho”, contou.

Mônica afirmou ainda que a entidade está consolidada, pois tem um histórico de serviço prestado e possui os títulos de utilidade pública municipal e estadual.

“Somos filiadas a uma grande rede nacional, chamada Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer. Ela existe em praticamente todos os Estados da Federação. O Tocantins é o caçulinha”, completou.

Nesse período, segundo Mônica, já foram atendidas mais de 60 mil pessoas.

Depoimento

Maria de Nazaré Pereira Carvalho Martins, 59, beneficiária da Liga e coralista, deu seu depoimento.

“Descobri o câncer há 12 anos e hoje, graças a Deus, estou curada. Quando você descobre a doença, você realmente perde o chão. As pessoas pensam logo que é uma sentença de morte.

Como eu tenho uma família e amigos maravilhosos, eles não deixaram em nenhum momento que eu desanimasse.

Levantei a cabeça e pensei: ‘porque vou ficar assim, se está todo mundo confiante? Eu vou lutar. O câncer não vai me vencer, não. Eu que vou vencer o câncer’. E consegui. Fácil não foi, mas quando a gente quer de verdade, com muita força e com apoio da família e dos amigos, a gente vence!

A equipe médica também foi muito importante; com o maior carinho cuidaram e cuidam de mim até hoje, quando faço o retorno, em Goiânia.

Eu sou muito grata a Deus. E é por isso que estou aqui no coral. Sou voluntária da Liga.

Não devemos perder a fé jamais. É o que falo para todas as mulheres quando descobrem o câncer e ficam perdidas. “O câncer não é uma sentença de morte. Por isso, é importante a prevenção. Foi através dela que descobri o meu a tempo e consegui me curar. Se você não se prevenir, pode descobrir a doença numa fase avançada e não vai mais ter chance.

Para o câncer, não basta só o tratamento médico. Se você se entregar, não tiver força de vontade e não desejar viver, o tratamento não vai adiantar sozinho. É preciso querer viver e ter muita força de vontade.

A nossa força interior, a nossa fé, conta muito, não só o tratamento. Os dois têm que andar juntos”.

Ainda nesta terça-feira, às 14 horas, será realizado culto de ação de graças na Sala de Oração, localizada no subsolo da Aleto. Durante o evento, várias servidoras darão testemunhos do sucesso na luta contra o câncer de mama.

No dia 19, quarta-feira, com início às 08h30, haverá sessão especial de ginástica laboral para as servidoras da Assembleia Legislativa. É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos é fundamental à prevenção do câncer de mama, assim como de outras doenças.

Projeto Coral Rosa

Projeto da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Estado do Tocantins, o Coral Rosa tem por objetivo a inclusão social de pacientes, ex-pacientes, voluntárias e parceiros (amigos), capacitando-os para utilizar a música como instrumento em seu dia-a-dia, por meio do canto coral.

Iniciou-se em 2019, com projeto junto ao município de Palmas, o Promic 2019, através de recursos para remunerar os músicos e outras despesas administrativas até março deste ano. Desde abril, os trabalhos continuam totalmente de forma voluntária, sem qualquer remuneração para os músicos e outras despesas. No momento, a Liga espera que mais um projeto possa contemplar o coral e permitir sua continuidade.

O Coral Rosa é formado por 18 coralistas, entre voluntárias e amigos da Liga.