Olyntho faz manifesto ao IBGE em Araguaína para inclusão de importantes bairros ao município

Por Bianca Marinelii
27/10/2022 10h16 - Publicado há 1 ano
Comissão
Ascom Deputado Olyntho / HD

Na tarde da quarta-feira, 26, o deputado Olyntho (Republicanos) recebeu das mãos do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, acompanhado de uma bancada de vereadores, o documento que solicita da Assembleia Legislativa do Tocantins o verdadeiro reconhecimento do perímetro territorial de importantes bairros da cidade.

O pedido compreende os seguintes bairros: Residencial Costa Esmeralda e Parque Bom Viver, Maracanã e Morumbi que também pertencem a Araguaína e não a Wanderlândia, como consta no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A equipe da prefeitura de Araguaína montou uma comissão para debater com o IBGE, sobre a situação identificada pelo Censo 2022 nos setores residenciais citados.

Conforme o levantamento do Instituto, feito com base na legislação estadual, que define a divisão dos municípios no Tocantins, parte dos setores pertence ao município de Wanderlândia.

“Estamos disposto a contribuir com a causa. Sabemos os prejuízos que mais de 3 mil moradores desses Bairros podem sofrer. Desde os atendimentos que impactariam diretamente na prestação de serviços públicos, como saúde, educação, segurança pública, iluminação pública e asfalto. Vamos trabalhar nesse sentido, buscando uma solução o mais rápido possível”, ressaltou o deputado.

Impactos econômicos

Araguaína recebe diversos repasses de recursos e convênios com a União, grande parte deles vinculados ao tamanho da população, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e os recursos do Ministério da Saúde, para auxiliar no custeio de hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre outros. A perda na quantidade de habitantes também teria impacto direto no valor desses repasses.