Servidores da Aleto participam de discussões na Unale

11/11/2022 19h09 - Publicado há 1 ano
Procuradora da Casa, Dorema foi uma das debatedoras
Koró Rocha / HD

Servidores da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) de diferentes áreas estão participando de discussões, debates e mesas redondas na 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece no Recife (PE) até a próxima sexta-feira, 11.

Procuradora da Casa de Leis tocantinense, Dorema Costa debateu com seus colegas de todo o país os desafios para o desenvolvimento das procuradorias legislativas estaduais brasileiras.

De acordo com Dorema, a troca de experiências é fundamental ao desempenho dos procuradores. "Trazemos as experiências de cada Estado, que são compartilhadas. A cada encontro, subimos um degrau na qualidade dos trabalhos apresentados, o que se reflete em nosso trabalho e, consequentemente, no dos deputados, que são representantes do povo", explicou.

A gestão informatizada dos arquivos e processos legislativos foi o tema principal da reunião da Associação Nacional dos Gestores de Documentos dos Legislativos Estaduais, Municipais e Distrito Federal (AGEDOC), da qual participou a diretora legislativa da Aleto, Lucilene Montello.

Para Montello, a preservação, a digitalização e a disponibilização dos documentos produzidos pelas Casas Legislativas são indispensáveis para a imprensa, estudantes, acadêmicos e a sociedade em geral.

"Todos os que necessitam obter acesso a esses documentos, é muito vasto. Por isso, a gente quer modernizar cada vez mais a forma de acesso a tudo isso", explicou a diretora.

Outras áreas

A implementação do Modelo de Gestão de Competências nos Legislativos foi o pontapé inicial do encontro da Associação Nacional dos Servidores Públicos em Recursos Humanos do Legislativo (ANSREHL), do qual participou o diretor de Recursos Humanos da Aleto, Regismarques Soares Camarço.

A União Nacional das Polícias Legislativas  (UNIPOLBR) debateram, entre outros temas, o alinhamento e a cooperação técnica com a Polícia do Senado, por meio da participação do servidor Charles Antônio Martins Rocha.

E a gestão da informação nas Assembleias Legislativas, de cuja reunião participou Alex Santos Neres, da Aleto.