Deputada Vanda comemora sanção da LDO e parabeniza Governador Wanderlei Barbosa
“Das emendas propostas por Vanda
Monteiro, a criação da Secretaria da Mulher ganha destaque na LDO”
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) n°4.021 foi sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa e está publicada no Diário oficial desta segunda-feira, 28. A deputada estadual Vanda Monteiro (UB) comemorou a Sansão da lei destacando os investimentos no desenvolvimento do Estado, na melhoria de vida do cidadão e nas emendas parlamentares aprovadas. A LDO será protocolado na Assembleia Legislativa até esta quarta-feira, 30, com previsão de R$ 12,8 bilhões.
Ao comemorar, Vanda Monteiro destacou a criação da Secretaria da Mulher, incentivos para o esporte feminino e paralímpico, promoção das ações de rastreamento e prevenção do câncer de mama, colo de útero e de trombofilia. Além da formação continuada para os profissionais da educação básica, com ênfase em primeiros socorros, transtornos globais do desenvolvimento e língua brasileira de sinais - LIBRAS. "É uma grande de alegria ver as emendas que propus fazendo parte das diretrizes orçamentárias do Tocantins para 2023. Todas são clamores do povo e que foram prontamente atendidas".
Saiba mais
Para 2023, estão previstos no orçamento investimento para as obras dos Hospitais Gerais de Araguaína, Gurupi e de Palmas, do novo Hospital da Mulher e Maternidade Infantil, além de centros especializados na saúde da mulher, a realização de 8,4 mil cirurgias eletivas, a implantação de novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), a construção do bloco maternidade em Augustinópolis e o ambulatório de especialidades na unidade regional de Araguaína.
Na área de educação, cultura e tecnologia, a LDO contempla projetos como a reforma de 18 unidades escolares e a ampliação de 30 unidades, como também do projeto de construção de seis escolas indígenas e construção de um prédio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Ainda estão inclusas as revitalizações dos estádios de futebol Nilton Santos, em Palmas, e Leôncio de Souza Miranda (Mirandão), em Araguaína. Outros programas devem continuar em andamento, como o Projeto TO Mais Jovem, com previsão de capacitação de 3 mil jovens, e o Vale Gás para atender mais de 15 mil famílias.
Com informações da Secom