César Halum relata viagem a Paris
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), usou a tribuna da Casa na sessão desta manhã, dia 17, para prestar contas da viagem a Paris, onde representou o Parlamento Tocantinense na Semana do Brasil na França. Ele fez um breve relato dos compromissos em Paris e informou que a comitiva do governador Marcelo Miranda (PMDB) aproveitou a oportunidade para visitar embaixadas, cooperativas, vinícolas e empresas francesas.
O deputado disse que a participação tocantinense no evento foi marcada pelo sucesso junto ao público francês, o que chamou atenção do então embaixador do Brasil naquele país. Segundo Halum, Sérgio Amaral,no seu último dia de compromisso como representante brasileiro na França, dedicou uma hora para prestigiar as apresentações tocantinenses. Lembrou, também, que todas as peças de artesanato foram comercializadas em pouco tempo e que foram destaque na imprensa internacional.
César Halum disse a comitiva representou o Brasil muito bem e que, esta semana, o ministro da Cultura Gilberto Gil parabenizou a participação do Estado. Ele citou, também o destaque dado pela grande imprensa brasileira, como a Folha de São Paulo e o Correio Brasiliense. Na estréia do novo programa de telejornalismo SBT Brasil, comandado pela jornalista Ana Paula Padrão, o presidente relatou que foram dedicados três minutos de reportagem à participação tocantinense no evento. No âmbito regional o deputado disse que a imprensa foi impecável, com destaque para a TV Anhanguera que realizou a primeira transmissão internacional ao vivo para mostrar o evento.
Durante seu pronunciamento, o presidente da AL explicou aos deputados que foi possível verificar como funciona os incentivos do Governo francês aos produtores. Segundo ele, os produtores franceses recebem recursos na ordem de 350 euros por hectare plantado, com juros de apenas 2% ao ano.
Halum aproveitou para relacionar as empresas que patrocinaram parte da comitiva, como a TAM, o Banco do Brasil, o Basa e uma gráfica local que forneceu todo o material de divulgação. Ele informou, ainda, que um convênio com o Ministério da Cultura vai restituir boa parte das despesas custeadas pelo Governo do Estado com os artistas tocantinenses e que apenas 14 pessoas viajaram com ônus para o erário.
Denúncia
O presidente Halum relatou aos deputados, em tom de denúncia, que a ex-presidente da Fundação Cultural, Meire Maria Monteiro, desmarcou as audiências da área cultural em Paris. Ele explicou que estas reuniões tinham sido previamente agendadas, quando Meira Maria ainda era presidente da Fundação e que ela, antes de deixar o cargo, desmarcou todos estes compromissos. Segundo o presidente, o fato causou um grande transtorno, mas que foi contornado com muita habilidade por Walkíria Rezende.
Ordem do dia
Na ordem do dia foram aprovados onze requerimentos dos deputados Vicentinho Alves (PL), Josi Nunes (PMDB), Manoel Queiroz (PPS), Fabion Gomes (PL), Angelo Agnolin(PFL), Eduardo Machado (sem partido), Palmeri Bezerra(PMDB) Raimundo Moreira (PSDB) e Sargento Aragão(PPS) todos solicitando obras para os municípios do interior.