Segurança Pública rural no vale do Araguaia é discutida em audiência pública
A Segurança Pública rural da região do Vale do Araguaia foi tema de audiência pública realizada nesta quinta-feira, 16, na Câmara Municipal de Pium. O objetivo foi discutir o combate aos crimes rurais, que vêm numa crescente no Estado do Tocantins.
A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativado do Tocantins.
Em seu discurso, Nilton destacou a relevância do tema. “Atualmente estamos vendo vários crimes contra os produtores rurais, é preciso combater essas práticas em conjunto, para que a situação não se agrave ainda mais; tenho defendido a ampliação das delegacias especializadas de repressão a crimes agrários, e continuarei apoiando essa causa”, garantiu.
A Deleagro conta atualmente com um efetivo de um delegado e três policiais civis; a ampliação e estruturação dessa delegacia especialiazada foi um dos pontos mais defendidos pelo parlamentar. “Hoje o principal passo é que a Deleagro seja estruturada para atender a demanda, se faz necessário o aumento do efetivo, a implementação de câmeras de segurança e a alteração da lei para abranger todos os casos de furto de gado”, finalizou Nilton.
Participantes
Também participaram da audiência, o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Moisemar Marinho (PSB), o membro da comissão de Constituição, o deputado Aldair Costa Gipão (PL), o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, autoridades policiais e locais. Os prefeitos da região do Vale do Araguaia, Isaías Piagem, de Marianópolis; o vice-prefeito de Monte Santo, Gilson Barbosa; prefeito de Araguacema, Marquinho; de Divinópolis, Flavão; e de Barrolândia, Adriano Ribeiro.