Plano de carreira dos profissionais da Educação poderá ser revisado
A revisão do Plano de
Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública do Estado
do Tocantins (PCCR) foi solicitada na sessão matutina desta terça-feira, 21. A
proposta, via requerimento de urgência, foi apresentada à Mesa Diretora pelo
deputado Marcus Marcelo (PL).
Segundo ele, sua propositura tem como origem uma das principais reivindicações dos profissionais da Educação do Estado. “Não há como não se solidarizar com um pleito tão justo, que vai beneficiar e assegurar os devidos direitos a essa categoria, tão essencial ao desenvolvimento das atividades nas instituições de ensino do Tocantins”, disse.
O parlamentar justifica a urgência do requerimento devido a defasagem do atual PCCR, que não é atualizado desde o ano de 2014. “Vale ressaltar, ainda, que a tal defasagem é decorrente da descontinuidade das políticas de valorização e falta de compromisso com a classe”.
De acordo com o requerimento, o novo plano vai organizar a vida funcional da categoria, promover a qualidade da educação e atrair bons profissionais, revertendo, assim, o crescente desinteresse, especialmente dos jovens, em seguir a carreira docente.
A propositura foi subscrita pelo deputado Professor Júnior Geo (PSC) e segue para votação na próxima ordem do dia. Se for aprovado será encaminhado ao governador do Estado.