Parlamentares aprovam 158 matérias constantes na Ordem do Dia
Na sessão matutina desta quarta-feira, 22, os
deputados aprovaram 154 requerimentos constantes na Ordem do Dia, sendo 124
deles em Regime de Urgência. Nas proposituras os parlamentares priorizam obras
de infraestrutura em todo o Estado e ampliação de serviços à população, por meio dos
programas do Governo estadual.
O deputado Cleiton Cardoso (Republicanos), por exemplo, entre outras reivindicações, pede ao Executivo a conclusão da ponte que liga o município do Rio Sono a Pedro Afonso, a estadualização da estrada que liga Palmeirópolis ao Porto da Balsa no Rio Tocantins, no município de Paranã.
A instalação da Patrulha Maria da Penha nos municípios de Palmeirópolis, Formoso do Araguaia, Taguatinga, Dianópolis, Gurupi, Porto Nacional e a implementação de uma rota turística ligando a Chapada dos Veadeiros, Serras Gerais, Jalapão e Chapada das Mesas são reivindicações da deputada Cláudia Lelis (PV).
Já o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) solicitou ao Governo do Estado um plano de implementação do aumento de 25% nos salários dos servidores públicos, conforme Acórdão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.013, do Supremo Tribunal Federal (STF), contendo esclarecimentos e cronograma de execução. O deputado se refere ao aumento de vencimentos concedidos aos servidores públicos estaduais em 2007.
Outros dez requerimentos aprovados são de autoria do deputado Gutierres Torquato (PDT), que solicita estudo prévio para a instalação do campus de graduação da Unitins no município da Lagoa da Confusão, além de uma unidade do Ruraltins no mesmo município.
As demais urgências aprovadas são de autoria dos parlamentares Eduardo Fortes (PSD), Jair Farias (UB), Luciano Oliveira (PSD), Marcus Marcelo (PL), Moisemar Marinho (PSB), Janad Valcari (PL), Júnior Geo (PSC), Vanda Monteiro (UB), Wiston Gomes (PSD), Gipão (PL), Fabion Gomes (PL) e Nilton Franco (Republicanos).
Na maioria dos requerimentos, os deputados solicitam asfaltamento e melhorias nas rodovias, construções de pontes, sinalização nas rodovias estaduais, mais empenho na Segurança Pública e reformas de escolas.