Claudia Lelis comemora estudos para rota integrada do maior corredor de ecoturismo do Brasil

Por Fátima Miranda - Ascom/Cluadia Lelis
28/03/2023 16h03 - Publicado há 1 ano
Turismo e Meio Ambiente são bandeiras da parlamentar
Turismo e Meio Ambiente são bandeiras da parlamentar
Koró Rocha / HD

A parlamentar defende desde 2021 a criação desta rota que integrará Tocantins-Goiás- Maranhão, além de criação de ciclovias e rodovias que ligam regiões turísticas

O decreto do Governo, assinado e publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 23, pelo governador Wanderlei Barbosa, institui o grupo executivo para estudos e criação do corredor ecoturístico, para interligar as regiões do Jalapão, Serras Gerais, Chapada dos Veadeiros e Chapada das Mesas.

De acordo com o texto do decreto, o grupo deverá realizar estudos e apontar a viabilidade econômica e turística do corredor, com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento social e turístico da região.

“Estou muito feliz e quero parabenizar o Governo do Estado por ter atendido ao meu pedido; uma luta minha; que defendo desde que assumiu meu mandato e que, tenho absoluta certeza, transformará o turismo no Tocantins”, afirma a parlamentar.

Serras Gerais

A deputada realizou em 2021 na região sudeste do Estado o Movimento Pelas Serras Gerais, por meio do qual visitou cerca de 15 atrativos já mapeados e catalogados na região das Serras Gerais.

Claudia lembra que a região sudeste tem o maior potencial turístico do Estado. “É de uma beleza exuberante, única e que precisa ser explorada com responsabilidade, porém precisa de incentivos do Governo do Estado e da iniciativa privada. Mas estou muito feliz e cheia de expectativa de que a criação deste grupo de trabalho irá alcançar e propor o desenvolvimento do turismo na região”, disse.

Rota 010

A parlamentar destaca também que tem defendido na Assembleia a estruturação e sinalização turística da “Rota 010” - que interliga municípios de Cavalcante (GO) – com a Serras Gerais (TO). “Já existe uma estrada, mas precisa de recuperação e infraestrutura, e tenho certeza que, com os estudos, a interligação será viável”.

Outro PL que tramita na Assembleia de autorização parlamentar prevê a concessão de incentivos fiscais para empresas que apoiarem projetos esportivos. “A aprovação desse PL será um avanço para o Tocantins e principalmente para a classe cultural e fomento ao turismo”, argumentou Lélis.

Decreto

O grupo deverá realizar estudos, levantamento de dados, produção de relatórios e outros materiais para a composição da análise que subsidiará providências governamentais relacionadas à interligação das regiões do Jalapão, Serras Gerais e Chapada dos Veadeiros.

O decreto estipula também que as secretarias de Turismo; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano; Indústria, Comércio e Serviços, Comunicação, Agência de Transportes e Naturatins irão compor os grupo. O prazo para apresentar resultados é estipulado em até 90 dias.

Ciclovia para Taquaruçu

Claudia Lelis reforçou também a construção da ciclovia paralela à TO–030, no trecho que liga Taquaralto ao distrito de Taquaruçu. “Por meio de uma emenda aditiva de minha autoria, o Governo do Estado colocou na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a destinação de recursos para viabilizar a obra, e tenho certeza de que o Governo vai agilizar essa obra ainda este ano”, concluiu Claudia.