Em homenagem para Unitins e Unirg, Amélio Cayres relembra luta para garantir ensino superior no Bico

Por Lauane dos Santos
30/03/2023 17h20 - Publicado há 1 ano
Amélio Cayres participou da Sessão presidida pelo deputado Gutierres Torquato, autor do pedido.
Ísis Oliveira/Dicom Aleto / HD

Desde o início da sua carreira política como deputado estadual, Amélio Cayres defende o acesso a todos os níveis educacionais para estudantes do Bico do Papagaio. Nesta quinta-feira, 30, o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto) participou da Sessão Solene  em homenagem aos 33 anos de criação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e 38 anos da Universidade de Gurupi (Unirg).

Um dos precursores da luta pela implantação do campus de Augustinópolis, o deputado atuou diretamente para a expansão da oferta do ensino superior público na região. “A gente trabalhou pela melhoria da educação nesse Estado e toda a Assembleia busca ser parceira. Eu tive orgulho, lá em 2014, de ser o relator da criação dos câmpus da Unitins em Dianópolis, Araguatins e, principalmente, em Augustinópolis porque era minha região e levamos o ensino superior público para as pessoas mais simples”, explicou.

Também foi por meio de uma solicitação de Amélio Cayres que a classe estudantil comemorou, em outubro de 2020, a implantação do curso de Medicina no campus de Augustinópolis da Unitins. Isso porque o deputado propôs, em fevereiro do mesmo ano, a criação do curso na região, prestando todo o suporte para concretização deste sonho com a destinação de R$ 700 mil em Emenda Parlamentar para instalar e equipar o novo curso.

"Esse foi um marco enorme. Hoje ver um curso de Medicina no Bico do Papagaio dando a oportunidade para pescadores, filho de quebradeira de coco, filha de vaqueiro, me traz muita alegria”, comemorou o presidente da Casa.

Unirg

Outra conquista educacional que o Amélio Cayres vem buscando para o Bico é a instalação de um polo da Unirg em Araguatins. O parlamentar é autor do requerimento, apresentado ainda em abril de 2021, para implantar um polo no Município. Recentemente, ele participou de uma audiência pública sobre o tema, onde reafirmou seu compromisso e luta para efetivação do pedido.

“A Unirg tem os cursos mais acessíveis para fazer o curso superior e é importantíssima para o nosso Estado. Nós precisamos e lutamos firmemente para levar ao Bico, para nossa Araguatins, a extensão da Unirg e esperamos que isso seja realizado logo”, complementou.

Sessão

Em sua fala durante a Sessão, o presidente ressaltou o papel de todos os parlamentares pela defesa da educação de qualidade. “Ainda vamos avançar muito mais. O cidadão paga imposto para investirmos em educação, então precisamos investir. Eu não vejo diferença de um curso superior em Palmas ou Carrasco Bonito, Esperantina, Dueré, pois são cidadãos que moram ali no interior, precisam de oportunidade e é o dever desta Casa cuidar disso. Não vai faltar força, coragem e vontade e a Assembleia está sempre à disposição para beneficiar a nossa comunidade", reiterou.

A Sessão Solene foi presidida pelo deputado Gutierres Torquato, autor do pedido, e contou com a participação de autoridades estaduais e municipais, estudantes, professores, bem como a prefeita de Gurupi, Josi Nunes; o reitor da Unitins, Augusto Rezende; a reitora da Unirg, Sara Falcão; presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Márcio da Silveira, representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; a procuradora de Justiça, Vera Nilva, e o presidente da Unirg, Thiago Pinheiro Miranda.