Halum visita cooperativa de grãos na França
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), visitou, ontem, dia 4, em Paris, a cooperativa agrícola Agralys que fica na região de Chateaudun, sul de Paris e produz cereais como trigo, granola, ervilha e girassol, dentre outros. Após a visita, Halum garantiu que a produção do Tocantins e do Brasil, comparada com as condições oferecidas na Europa, está muito avançada. Aqui os produtores trabalham com um subsídio equivalente a 5% do produto interno bruto francês. Lá, plantamos em condições adversas e produzimos na raça, comentou.
Alguns produtores rurais franceses já garantiram, segundo Halum, uma visita ao Tocantins para conhecer o setor da agroindústria. É um grande começo, a ida desses empresários ao Tocantins pode nos orientar como produzir muito em pequenas propriedades, além de ser um bom investimento para eles já que um hectare em Paris custa cerca de oito mil euros, ou seja, 24 mil reais, valor que daria para adquirir 20 mil hectares no Tocantins", explicou o presidente César Halum.
Ainda ontem, a comitiva oficial do governador Marcelo Miranda (PMDB) visitou a propriedade rural do gerente administrativo da cooperativa Agralys, Olivier Gernez, e a vinícola Domaine de La Desoucherie na cidade de Cheverny, onde conheceram como funciona a produção de vinhos e champanhes da marca Cheverny.